Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Jesus era carpinteiro?

Por John MacArthur, Jr.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Pergunta: Existe algum a passagem onde Jesus é chamado de carpinteiro?

Resposta:

Recentemente vi um artigo no Moody Monthly que dizia “Jesus o Carpinteiro”. Bem, não há nenhuma passagem na Bíblia na qual Jesus é chamado de carpinteiro. A única indicação disso que é possível está em Mateus 13.55, onde José é chamado de um “tekton”. Mas isso não diz muita coisa.

José é chamado, no grego, de um “tekton”. Você diz: o que um “tekton” significa? Alguns léxicos diz em que significa carpinteiro; outros diz em que significa um construtor, um pedreiro. Eu sei que isso destruiria toda uma tradição se descobrirmos, quando chegarmos ao céu, que José era um pedreiro; mas isso é absolutamente possível.

A palavra “tekton” significa “qualquer artesão”. Qualquer artesão! José era um artesão. Pode ter sido na madeira, ou em assentar tijolos – isso é tudo oque sabemos. Nós assumimos “carpinteiro” e assumimos que Jesus, portanto, vivendo na casa do seu pai, teria seguido a profissão que seu pai conhecia bem, e penso que assumimos isso corretamente.

[NOTA: Em Marcos 6.3 algumas Bíblias traduzem a passagem “Não é este o carpinteiro?” como se referindo a Jesus. Contudo, o que dissemos acima ainda é verdadeiro: seria uma melhor tradução chamá-lo de um “artesão”, visto que a palavra “tekton” significa “qualquer artesão”].

Nenhum comentário:

Postar um comentário