Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICAS


ABNER
Parte 1

Abner era primo de Saul. Seu pai, Ner, e o pai de Saul, Quis, eram irmãos. Eles eram provenientes de um clã rico da tribo de Benjamim, e quando Saul tornou-se rei, Abner esperava que essa linguagem se tornasse uma longa dinastia. Ele não sabia que plantaria a semente que poria um fim a essa dinastia ao apresentar a Saul o menino Davi, que acabara de matar o gigante Golias (1Sm 17.55 em diante). 

Abner era comandante do exército de Saul e o serviu fielmente desde o início de seu reinado. O fato de ele se sentar à direita de Saul no banquete da festa da lua nova (1Sm 20.5) indica que era o segundo, ou seja, seu poder no reino estava apenas abaixo de Saul.

À media que o relacionamento de Davi com Saul se deteriorava, Abner permaneceu firmemente leal a Saul, chegando a acompanhá-lo no deserto enquanto o rei perseguia Davi. Enquanto Abner e Saul dormiam, Davi e Abisai entraram sorrateiramente no acampamento e pegaram a lança e o jarro de água de Saul, ser causar-lhe nenhum dano (1Sm 26.5). 

Na manhã seguinte, eles tentaram convencer Saul de que isso comprovava que não tinham a intenção de feri-lo, e Davi também repreende Abner de uma forma irônica por proteger adequadamente Saul.

Em um conflito posterior entre Davi e as tropas de Saul, Abner selou sua sorte. Ele foi derrotado e, enquanto batia em retirada, foi perseguido por Asael, o irmão mais moço de Joabe, comandante de Davi, Ele disse a Asael que não tinha a intenção de matá-lo, mas quando Asael o agarrou, Abner empurrou sua lança para trás, e Asael caiu morto. Joabe jurou vingança contra Abner.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário