Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

CORÁ

O levita Corá tinha ciúmes do poder de seus primos, Moisés e Arão. Ele era o líder do conselho de anciãos e incitou 250 outros líderes da comunidade a um levante contra Moisés, acusando-o de usurpar a autoridade do conselho (Nm 16). Ele desafiou a autoridade de Moisés como líder dos israelitas e reivindicou que toda a tribo de Levi, não apenas Arão e seus descendentes, tivessem autoridade sacerdotal.

Em sua rebelião, Corá foi acompanhado por dois outros líderes,
Datã Abirão, da tribo de Rúbem, que acusaram Moisés de tirá-los da segurança e do conforto no Egito, "de uma terra onde manam leite e mel" (Nm 16.13), apenas para submetê-los ao perigos e privações do deserto. É muito provável que, em troca de sua colaboração com os egípcios, eles desfrutassem de uma vida relativamente confortável antes do Êxodo.

Moisés recorreu a Deus para que mostrassem quem deveria manter a verdadeira liderança, e no dia seguinte todo o povo se reuniu ao redor das tendas de Corá, Datã e Abirão. Moisés orientara todos os que estavam contra ele a levar incenso, afirmando que Deus mostraria quem era seu e faria aproximar-se dele aquele que fosse santo, o homem de sua escolha. Moisés também ordenou que todos os que estivessem com ele se afastassem das tendas daqueles homens para que nação sentissem a ira de Deus. Quando os partidários de Moisés se agastaram, o chão se abriu e engoliu os três rebeldes, bem com as suas famílias e tudo o que possuíam. A seguir, veio fogo da parte do Senhor, consumindo os 250 homens que haviam se aliado a Corá.

Muitos ficaram furiosos com Moisés por causa do massacre, levantando-se novamente contra ele. Uma praga, porém, abateu-se sobre eles, vitimando cerca de 14,7 mil pessoas antes que Arão pudesse interceder por elas, restaurando a paz e a ordem. No entanto, Números 26.11 diz que a linhagem de Corá não foi interrompida, e anos mais tarde os seus descendentes se tornaram cantores hereditários e porteiros do templo.

Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z"/Richard R. Losch - Editora Tempus, pág. 104;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário