Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SOMOS DIFERENTES

Um samurai, conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade, veio visitar um monge Zen em busca de conselhos. Entretanto, assim que entrou no templo onde o mestre orava, sentiu-se inferior e concluiu que, apesar de toda a sua vida lutando por justiça e paz, não tinha sequer chegado perto ao estado de graça do homem que tinha à sua frente.

-"Por que estou me sentido tão inferior?" - perguntou, assim que o monge acabou de orar. -"Já enfrentei a morte muitas vezes, defendi os mais fracos, sei que não tenho nada do que me envergonhar. Entretanto, ao vê-lo meditando, senti que minha vida não tinha a menor importância."

-"Espere. Assim que eu tiver atendido todos que me procurarem hoje, eu lhe darei a resposta."

Durante o dia inteiro o samurai ficou sentado no jardim do templo, olhando as pessoas entrarem e saírem em busca de conselhos. Viu como o monge atendia a todos com a mesma padência e o mesmo sorriso luminoso em seu rosto. Mas o seu estado de ânimo ficava cada vez pior, pois tinha nascido para agir, não para esperar.

De noite, quanto todos já haviam partido, ele insistiu:

-"Agora o senhor pode me ensinar?"

O mestre pediu que entrasse e conduziu-o até o seu quarto. A lua cheia brilhava no céu e todo o ambiente inspirava uma profunda tranquilidade.

-"Está vendo esta lua, como é linda? Ela vai cruzar todo o firmamento e amanhã o Sol tornará de novo a brilhar. Só que a luz do Sol é muito mais forte e consegue mostrar os detalhes da paisagem que temos à nossa frente: árvores, montanhas, nuvens. Tenho contemplado os dois durante anos e nunca escutei a lua dizendo: por que não tenho o mesmo brilho do Sol? Será que sou inferior a ele?"

-"Claro que não" - respondeu o samurai. "Lua e Sol são coisas diferentes e cada um tem sua própria beleza. Não podemos comparar os dois."

-"Então, você sabe a resposta. Somos duas pessoas diferentes, cada qual lutando à sua maneira por aquilo que acredita, e fazendo o possível para tornar este mundo melhor; o resto são apenas aparências."

TRANSCRITO


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário