Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Devocional do Dia - De Adão até Jesus

"E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, [...]"
Lc 3.23,38

Lucas é um escritor diferenciado, ele vai ao cerne de tudo e é por isso que ele é o responsável por apresentar Jesus ao mundo grego.

O Império Grego havia sido deposto pelo Império Romano em 146 a.C.

Esse império foi divido em períodos: Pré-Homérico (2000-1100 a.C.), Homérico (1100-800 a.C.), Arcaico (800-500 a.C.), Clássico ou Século de Péricles (500-338 a.C.) e Helenístico (338-146 a.C.).

A pesar de todo o desenvolvimento em filosofia de todo o império (1854 anos), os traços mais marcantes que o mundo romano herdou foram do período Helenístico.

Nele a cultura que apresenta o homem como ser perfeito, superior e supremo.

Que o prazer deve ser o do corpo, que tudo gira ao entorno da esfera do homem. Lucas, por sua vez, apresenta Jesus como o “Homem Perfeito”.

Ele puxa uma exaustiva e prodigiosa genealogia e com ela apresentando Jesus, o Filho de Deus, até Adão filho de Deus e primeiro homem da terra.

Jesus é apresentado com “raízes” humanas para ser salvador dos homens e com “raiz” divina para ser o mediador da salvação de homens imperfeitos.

Lucas foi inspirado a ser detalhista aos olhos da cultura mais intelectual.

Para eles Jesus foi apresentado como Homem, não comum, não banal e vil, mas como o único que pode salvar os homens de seus pecados.

Todos os pecados dos homens.

Todos.

Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário