Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Nomes de Deus

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."
Êx 3.13,14

O Antigo Testamento apresenta três nomes para Deus que são bem característicos em seus significados.

São:
1. ELOHIM. O Deus criador (Gn 1.26,31), traduzido por Deus em nossas Bíblias de língua portuguesa. Em Gn 1 o nome ELOHIM ocorre 32 vezes. É o único nome de Deus nesse capítulo. Este nome aparece no texto original da Bíblia 2701 vezes. Ocorre com mais frequência nos livros de Deuteronômio e Salmos, e se refere ao Senhor como Criador e Administrador do universo. Literalmente  ELOHIM quer dizer "aquele que põe o poder para fora". É um nome uni-plural. É ao mesmo tempo singular e plural. O sufixo HIM, demonstra pluralidade e usualmente sugere comunhão, como em um querubIM, serafIM. Na narrativa da criação (Gn 1.2) Deus é citado como Elohim nos grandes atos da criação: criou / moveu-se / disse / viu / designou / fez / separou / colocou / abençoou / completou.
2. EL. Este é o nome que designa a Deus como o Forte, o Poderoso, o Primeiro, a fonte mesma do poder. Deus como EL, é a origem de tudo e de todos. A primeira menção bíblica desse nome ocorre em Gn 14.18. Alguns passagens que devem ser estudadas também: Gn 31.13; 35.1-7; 49.25; Sl 42.9; 1 Sm 2.3. El aparece na formação de inúmeros nomes próprios do AT: Daniel (Deus é meu Juiz), Emanuel (Deus conosco), Samuel (Ouvir de Deus ou Nome de Deus), Geziel (Assembleia de Deus), etc.
3. JEOVÁ. a) Significado - O nome Jeová é traduzido por Deus ou Senhor, nas modernas traduções das Escrituras Sagradas. Aparece cerca de 6437 vezes no original e expressa a eternidade de um Deus auto-existente. A significação deste nome é revelada em Êx 3.13,14. "Eu Sou o Que Sou", aquele que existe sempiternalmente, o que existia, existe e existirá (Hb 13.8). Este é o nome nacional de Deus entre os judeus, e a revelação de Deus em Suas relações com as criaturas, principalmente em forma de aliança. b) Origem - Jeová originou-se de um tetragrama, originado do verbo SER na língua hebraica, em forma que não tem correspondente em português, e que inclui os 3 tempos: passado, presente e futuro. Veja Êx 1.3; 6.3; Sl 9.10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário