Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Israel tropeçou na fé

"Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço; Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido."
Rm 9.30-33

O fracasso de Israel não foi ter buscado desesperadamente uma vida justa diante de Deus.

O grande pecado foi a arrogância e a prepotência ao acreditar que suas obras externas, regras e rituais poderiam constranger Deus a lhes tratar com deferimento,sem prestar atenção à falta de fé pura e sincera em seus corações.

Por isso Jesus se tornou a "Pedra de tropeço" de Israel e de todos os incrédulos, porquanto, o povo de Deus não aceitou o mode que Ele determinara para que a nação viesse a alcançar a fé, e, com a fé, a justificação.

Confiando em seus próprios métodos e obras, Israel rejeitou o Filho de Deus, o Messias prometido.
1 Pe 2.4-8 - "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados."
Sl 118.22 - "A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina."
Lc 20.17,18 - "Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina. Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó."
Que não incorramos no mesmo erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário