Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 24 de março de 2017

O grande problema - O pecado de confiar em ídolos

"Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei. A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam."
Is 46.3-6

Aqui, o profeta falou sobre um desses pecados sérios que já comentamos: a idolatria. O nosso grande problema faz com que continuemos confiando em ídolos, nesse caso, feitos de ouro e prata.

Isaías assinala que essa idolatria é uma grande tolice. Que estupidez confiar em uma figura metálica, que não tem vida ou movimento, em vez de confiar no Deus vivo e Todo-Poderoso, o Deus que nos criou com tanto amor, que continua cuidando de nós e nos protegendo todos os dias da nossa vida e que nunca munda, isto é, que é fiel e totalmente confiável!

O Salmo 115 também fala sobre ídolos, que têm olhos, mas não veem, ouvidos, mas não houvem, e assim por diante. E o salmista acrescenta que a pessoa que confia em ídolos acaba sendo também como o ídolo: com olhos que não enxergam e tudo mais.

Hoje, talvez haja menos pessoas que fazem ídolos de ouro e prata, mas o dinheiro e as riquezas são os ídolos de muitos. Assim, o pecado é, de fato, uma escravidão da qual não podemos fugir.

Que bom, no entanto, que Deus é paciente e sempre está perto, pronto a nos receber de volta! Nós não somos fiéis, mas Deus é sempre fiel.

Referências adicionais: Sl 88; Am 5.1-3,11-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário