Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 15 de março de 2017

A centralidade do evento de Pentecostes

"E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?"
At 2.5-12


O posicionamento estratégico que encontrava-se Jerusalém naqueles dias da aurora do Cristianismo fazia de lá um ponto de encontro comercial, social e político. Sendo Israel situado em um "corredor" comercial entre a África e o Oriente.

Muitos do que viram não entenderam o que estava acontecendo na descida do Espírito Santo, não acreditavam no que estavam ouvindo, viam homens galileus, pescadores, pastores, homens simples do povo e apesar do texto enfatizar homens, havia ainda mulheres também.

A estranheza era do fato de como incultos, ou indoutos, falavam em línguas que não conheciam? Tais pessoas nasceram em Israel e estavam fadadas, muitas delas, a morrer em Israel sem nunca de lá sair.

Segundo o mapa contido aqui, todas as principais nações do contexto bíblico daqueles dias estava lá. Há uma representação daquilo que vemos hoje, o poder do Espírito Santo sendo repartido por todo o mundo, iniciou-se em Jerusalém e hoje se estende-se por todo o mundo.

Nada do que intentaram até hoje para parar tais "indoutos galileus" e seus discípulos teve efeito, o sábio Gamaliel em sua covarde e verdadeira afirmação atesta isso:
At 5.38,39 - "E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário