Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 28 de março de 2017

Humildade, nunca sai de moda


"O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade."
Provérbios 18.12

A sedução de mostrar-se como "um ser superior" sempre rondou a humanidade desde os primórdios.

O sentimento de superioridade é algo notório em diversos níveis de interação humana, e invariavelmente todo mundo conhece alguém assim.

O sentimento de superioridade na raça humana é tão profundo que é enraizado em sua queda lá no Éden. Lá, o homem, era a principal criação de Deus, cuidador de tudo o que Deus havia criado, tinha acesso livre e irrestrito a Deus.
Gn 2.7,8 - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."
Gn 2.15 - "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar."
Gn 3.8-13 - "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi."
O ser humano nunca superou a perda de seu status junto a Deus. Uma das provas disso é a invenção da idolatria por parte do homem. No afã de ter contato com um ser superior ou de ser superior novamente cria abominações a Deus.

Biblicamente falando, tudo se originou com um só Deus. Tanto que todas as derivações divinas seguem o prefixo "deus XXXX", ao passo que Deus é Deus. Fadados pelo pecado ao distanciamento de Deus, o homem faz para si deuses que ocupem o lugar o lugar do SENHOR e que possam atende-los em seus pecados.

Até o cativeiro babilônico a idolatria foi um grande mal até mesmos para o povo de Deus. Eles foram curados dela nos anos a fio longe de sua terra natal. Contudo, na linha temporal da humanidade a idolatria continuava firme e forte.

Jesus vem para desfazer as obras do diabo e "religar" o homem a Deus. A vaidade da superioridade humana não o aceita e não o quer, isso faz com que o cisma entre Deus e os homens continuem para alguns.

Quem aproveita, então, a oportunidade que Jesus trouxe?

Os humildes de coração, pessoas que deixaram o seu "eu" de lado, negaram-se a si mesmas e tem seguido o que Cristo disse como verdade que leva ao céu.
Mt 11.29 - "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."
A humildade de Cristo foi a maior prova da necessidade da humildade, pois sendo Deus humilhou-se e veio morrer aqui pelos distanciados homens.

Sem tal ato do Filho de Deus, sem essa humildade em nós jamais atingiremos ou voltaremos a ter contato com Deus de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário