Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O QUE É UMA CONGREGAÇÃO JUDAICO-MESSIÂNICA?

PARTE IV

A maneira judaico-messiânica de viver implica no esforço em cumprir o pacto de responsabilidade de Israel contido na Torah dentro do contexto do Novo Pacto. A halachah judaico-messiânica está arraigada na Escritura (nos escrito do Tanach e do Novo Pacto), a qual é a única santidade e autoridade.

No entanto, também extrai, da tradição judaica, especialmente aquelas praticas e conceitos que tem ganhado quase que aceitação universal dos judeus devotos através dos seculos. Além disso, como a maioria dos outros troncos do Judaísmo, o Judaísmo Messiânico reconhece que a halachah deve ser tanto dinâmico quanto fiel, pois implica na utilização da Torah a uma variedade mais abrangente de situações e circunstâncias variáveis.

A halachah (também como Halaca, Halacha ou Halakha)  é o nome do conjunto de leis da religião judaica, incluindo os 613 mandamentos que constam na Torá e os posteriores mandamentos rabínicos e talmúdicos relacionados aos costumes e tradições, servindo como guia do modo de viver judaico.) é uma sinal de que levamos a serio a responsabilidade pactual. A vida de obediencial não acontece simplesmente, mas requer esforço comum deliberado.

Esta compreensão é fator-chave que define o Judaísmo Messiânico como uma forma de Judaísmo mais propriamente do que um subgrupo judaico dentro da igreja. A discussão popular e aplicação da Torah para os detalhes do dia a dia é uma iniciativa unicamente judaica. Alguns contrastariam a enfase cristã na direção do Espirito com a direção desta noma popular. Mas um processo judaico-messiânico haláchico buscará  a direção do Espírito mesmo que adote a responsabilidade humana para encaixar a instrução divina numa comunidade especifica.

A palavra mais importante neste paragrafo pode ser "tentativa". Reconhecemos a inovadora natureza do Judaísmo Messiânico quando o prevemos. Para falar de halachah nesta etapa é prescritivo ao invés de descritivo. mas temos que assumir a responsabilidade pela halachah, se quisermos desenvolver um Judaísmo genuíno que possa ser passado para as próximas gerações. "R. Tarfon diz: O dia é curto, a tarefa é grande, os trabalhadores são preguiçosos, a recompensa é grande e o Mestre é insistente. Não se espera que você termine o trabalho e ainda não esteja livre para escapar dele" (Pirke Avot 2:15-16).

Continua...

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário