Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O que significa as expressões “Evangelho”, “Sinótico”?

Pegadas_na_areiaEvangelho

A expressão “Evangelho” no grego mais antigo significa “um prêmio conferido a quem levava boas notícias”. Com o tempo, essa palavra passou a significar “boas novas”.

Cristo é em si a “boa notícia” para a humanidade e, ao mesmo tempo, é portador das “boas novas” de Salvação (cada indivíduo precisa ser salva, liberto, do poder do pecado original, do sistema mundial dirigido por Satanás e do inferno eterno).

Sinótico

Este termo de origem grega tem por significado: “análise dos fatos a partir de um determinado ponto de vista” ou “estudo comparativo”.

Este termo é utilizado nos evangelhos atribuídos:

Mateus – Ou Mateus Levi, o Apóstolo, mesmo que não seja explicita a sua apresentação como autor. Era cobrador de impostos a serviço de Roma, mas abandonou a desonestidade e avareza para seguir o chamado pessoal de Jesus. Nos evangelhos de Marcos e Lucas é chamado também de Levi que significa “dádiva do Senhor”.

Marcos – Ou João Marcos, primo de Barnabé, amigo e companheiro de ministérios dos apóstolos Paulo e Pedro de quem há aceitação geral dos eruditos ter recebido como discípulo e amigo íntimo de Pedro as informações contidas no evangelho.

Lucas – Embora seja o único autor gentio, não judeu, do N.T.,médico e homens e de almas, companheiro de ministério do apóstolo Paulo, não andou com Jesus como os apóstolos, mas desfrutou da ação do Espírito Santo em sua vida que o inspirou a escrever tanto o Evangelho quanto o Livro de Atos dos Apóstolos.

João – Discípulo e apóstolo de especial carinho, amizade e respeito da parte de Jesus do qual fez parte do círculo mais íntimo de testemunhas oculares de fatos importantes (Jo 12.16; 13.29). Seus escritos datam segundo teólogos e renomados biblistas do final dos anos 50 da era cristã e antes da destruição de Jerusalém em 70 d.C. pelos romanos.

Fontes:

Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia de Estudo King James; Revistas Lições Bíblicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário