Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O QUE É UMA CONGREGAÇÃO JUDAICO-MESSIÂNICA?

PARTE FINAL

O Judaísmo Messiânico adota a integridade das realidades do Novo Pacto disponíveis através de Yeshua, e busca expressa-las em formas extraídas da experiencia judaica e acessíveis ao povo judeu.

Reconhecemos que todos os Judaísmos são, em certo sentido, messiânicos. Michael Wuschogrod vai mais longe quando escreve: "O Judaísmo autêntico deve ser o o Judaísmo Messiânico. O Judaísmo Messiânico que leva a serio a crença que a historia dos judeus, apesar de tudo o que tem acontecido, é o preludio a um ato extraordinário de D'us  cuja historia chegara ao seu ápice e a reconciliação entre D'us e o homem, e entre homem e o homem se concretize" (The Body of Faith, Northvale, NJ: 1996, pp. 254-255).

Tais condições criam uma comunidade de fé que se torna uma opção viável para o povo judeu. Aguardamos a mesma esperança messiânica como todo o Israel. Por esta razão, participamos totalmente no ciclo anual e nas orações do sidur (Livro de orações Judaicas), os quais estão repletos de expectativa messiânica  Clamamos com nosso povo pela restauração de Israel que redenção por vir. Nossa diferença é que clamamos por meio do Mashiach para experimentarmos um pouco, nesta era, daquela redenção antes que ela venha em plenitude na era por vir.

Abraham Joshua Heschel colocou um desafio diante de nós há quase meio século atrás: "Para nós judeus, não há comunhão com D'us sem a comunhão com o povo de Israel. Abandonando Israel, abandonamos D'us" (G-d in Search of Man, New York: Farrar, Strauss, e Giroux, 1976, p.423). è claro que no Mashiach Yeshua, foi gratuitamente restabelecida a nossa comunhão com D'us.

Se mantivermos nossa solidariedade com Israel pelo Mashiach, temos ambos: Israel e Mashiach. Se ficamos fora da comunhão com Israel, mesmo proclamando o Mashiach para Israel, perdemos nossa parte na chamada de Israel, nossa posição intercessória em prol de Israel e das nações, um aspecto significante do eterno proposito de D'us.

Quando imaginamos nossa principal comunidade sendo a igreja invisível  precisamos definir a nós mesmos dentro desta mesma igreja pela nossa "qualidade de judeu", mas quando nossa comunidade de referencia é Israel - nosso povo judeus e suas tradições - definimos nós mesmos dentro daquele ambiente pela nossa lealdade ao Mashiach. 

É muito mais constrangedor ao povo judeu, o qual fomos chamados para servir, e muito mais biblicamente coerente, colocarmo-nos dentro de Israel pelo Mashiach, do que dentro de uma igreja visível pelas nossas raízes judaicas.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário