Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


FABRICAÇÃO DO VINHO

O suco de uva ficava cerca de seis semanas nas vasilhas coletoras para fermentar. Um sedimento conhecido como borra se formava no fundo da vasilha. O vinho era então derramada delicadamente em jarros eram selados com argila, mas havia um pequeno orifício junto ao cabo permitindo que os gases escapassem durante o restante da fermentação. Quando o processo se completava, o orifício era fechado com um pouco de argila umedecida e o nome ou selo do proprietário era colocada na argila. O vinho podia ser colocado era odres (recipientes de pelo de cabra), mas se o odre velho não se expandisse para receber os gases, ele então explodia o vinho não podia ser aproveitado. Esse é  ponta da ilustração de Jesus em Mateus 9.17.

Nos tempos do Novo Testamento, os vinhos eram importados de modo o mundo mediterrâneos para a Judéia. Os ricos tinha adegas em suas casas e estocavam o vinho em jarros estreitos com extremidade pontudas chamados ânforas. As pontas era enterradas ao solo para ajudar a manter os jarros frescos. Vinho era também produzido te tâmaras, romãs, maçãs e cereais. O vinho feito de cereais é provavelmente mencionado na Bíblia (Lv 10.9; Is 56.12) como "bebida fermentada".

Havia vários usos para o vinho além do óbvio. Ele era empregado como desinfetante para limpar feridas antes de colocar o azeite (Lc 10.14). O vinho barato (vinho dos soldados), produzido antes da fermentação ter-se completado nas vasilhas de barro, era misturado com mirra ou galha para aliviar a dor (Mt 27 34).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário