Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICO


A VINDIMA

A vindima começa em julho, mas dura até setembro. A aldeia inteira pode ir para as vinhas (como em Jz 9.27) porque o trabalho tem de ser rapidamente completado. Colher uvas era um trabalho árduo nos dias bíblicos, mas havia cânticos  danças e celebração. As celebrações fazia de tal modo parte da vindima que se estivessem ausentes, isso seria visto como um sinal do juízo de Deus (Is 16.10). Todos levavam grandes cestos (Jr 6.9) para colocar as uvas. Algumas delas eram comidas frescas ou espremidas para fazer suco de uva. 

O copeiro-chefe na interpretação do sonho de José, espremeu um cacho de uvas no copo do Faraó (Gn 40.11). Suco de  uva fresco era usado com fins laxativos. Parte do suco era também transformada em vinho, conhecido como "vinho doce" (Os 4.11).

Outras uvas eram secadas para fazer uva-passa. Eles as colocavam num canto da vinha, virando-as diariamente e aspergindo com óleo de oliva. Davi recebeu vários presentes de passas em varias ocasiões (1Sm 25.18; 2Cm 16.1; 1Cr 12.40) por serem um alimento produzido em grande quantidade. Havia uvas demais para serem todas utilizadas para fazer passas. A maioria era espremida e transformada em suco.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário