Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PERSONAGENS BÍBLICOS - EFRAIM


EFRAIM

Após sua ascensão no Egito, José casou-se com a egípcia Azenate. Ela deu a ele dois filhos, Manassés e Efraim. Mais tarde, eles foram adotados pelo idoso pai de José, Jacó, tornando-se, assim, legalmente membros da tribo de Jacó e com boa posição, apesar de serem meio egípcios. Mesmo sendo Efraim o mais moço dos dois, Jacó o ungiu como primogênito, transformando- no primeiro herdeiro legal (Gn 48.13 em diante).

Efraim nasceu no fim dos sete anos de plenitude que antecederam os sete anos de fome. Seu nome (provavelmente uma de "terra pastoril") reflete a plenitude da colheita que permitiu que o Egito sobrevivesse ao período de fome e que, no fim, resultou na emigração dos hebreus para o Egito.

Sabe-se pouco a respeito do homem Efraim. Depois das histórias do livro de Gênesis, o nome é usado para ser referir a uma das doze tribos de Israel, embora a tribo de Efraim tenha sido uma das últimas a se estabelecer como tal. Josué era efraimita. As primeiras terras dessa tribo na Palestina ficavam do lado leste do rio Jordão (no local onde hoje é a Jordânia), ao passo que a maioria das outras tribos se estabeleceu do lado oeste do Jordão. No fim, a tribo de Efraim também controlava grande extensão de terra do lado oeste do Jordão.

A tribo também tinha a reputação de ser uma das mais violentas e rebeldes, e ela foi totalmente exterminada por Jefté e cidades mais importantes de Efraim foi Siquém, uma das primeiras capitais do Reino do Norte de Israel depois da ruptura do Reino Unido de Salomão.

Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário