Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS


NADABE, REI DE ISRAEL

Nadabe, filho do rebelde Jeroboão I, foi rei de Israel durante menos de dois anos (901-900 a.C.). Há pouco a se observar em seu reinado além do cerco à cidade de Gibetom, no território da tribo de Dã. Não se informa o motivo para o cerco, embora, pro algum motivo, a cidade pareça ter sido importante, pois foi novamente atacada poucos anos depois por Elá e Zinri.

Durante o cerco, Baasa, um dos generais de Nadabe, tomou parte do exército em revolta e matou Nadabe. O exército então colocou Baasa no trono, e ele reinou durante treze anos. O primeiro ato de Baasa foi exterminar toda a família de Jeroboão (1Rs 15.29). Isso fez cumprir a profecia de Aias, o silonita: "Matarei de Jeroboão até o último indivíduo do sexo masculino em Israel, se escravo ou livre. Queimarei a família Jeroboão ate o fim como quem queima esterco" (1Rs 14.10). Não há registro do sepultamento de Nabade.


A queda de Nadabe enfatiza a instabilidade da monarquia em Israel, o Reino do Norte, Israel estava destinado a ver uma sucessão de dinastias curtas, que normalmente acabavam em assassinato.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário