Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 21 de abril de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

ALEXANDRE, O FERREIRO

Na segunda carta a Timóteo, ouvimos falar de Alexandre, o ferreiro, que conforme se afirma, prejudicou muito a Paulo, opondo-se à sua mensagem (2Tm 4.14-15). Não se sabe muito sobre ele, mas os estudiosos acreditam que esse relato se fundamenta em um incidente real, talvez o testemunho de Alexandre contra Paulo, no julgamento do apóstolo.

Como se acredita que Paulo escreveu essa carta a Timóteo enquanto estava em Éfeso, Alexandre, o ferreiro, pode ser o mesmo judeu de Éfeso que tentou falar com a multidão quando os ferreiros incitaram um tumulto por temor que os negócios fossem prejudicados pela mensagem de Paulo (At 19.23 em diante). Postula-se também que ele é o mesmo Alexandre que Paulo condenou por heresia junto com Himeneu (1Tm 1.20).

Além de algumas circunstâncias evidencias, entretanto, não há fundamento real para argumentar que esse três Alexandres são a mesma pessoa. Conhece-se pouco sobre qualquer um deles. Como a Palestina passou no controle grego-romano e assim permaneceu por três séculos, muitos judeus passaram a usar nomes gregos (incluindo dois dos apóstolos, Filipe e André). Portanto, um judeu receber o nome em homenagem a Alexandre, o Grande, não seria nada excepcional.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário