Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 1 de abril de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

ADONIAS

Adonias foi o quarto filho de Davi. Sua mãe era Hagite, e sabemos pouco a respeito dela. Se não fosse pela morte de seus três irmãos mais velhos, ele poderia ser lembrado apenas como um nome obscuro na genealogia davídica. No entanto, o destino o tornou, aparentemente, o herdeiro de Davi ao trono. Infelizmente, seu desejo pelo trono fez com que jamais ascendesse a ele, custando-lhe a vida.

A reivindicação ao trono pelo filho mais velho era justificada, embora Davi, em sua velhice, tenha prometido à sua esposa Bate-Seba que seu filho, Salomão, seria seu sucessor. Aparentemente, poucos levaram essa promessa a sério. Adonias, como seu irmão Absalão, era muito charmoso e bonito. Ele foi ao rei e, com arrogância, declarou que deveria suceder seu a pai ao trono (1Rs 1.5 em diante). Davi foi indulgente com ele, como o fora com o ingrato Absalão, e jamais o repreendeu por essa atitude.

Joabe, general de Davi, e Abiatar, um dos principais sacerdotes, apoiaram a reivindicação de Adonias ao trono. Quando Davi estava á beira da morte, Adonias preparou uma grande festa para todos as pessoas importantes do palácio e, nessa ocasião, as pessoas se dirigiram a ele como o rei de Israel. Ele não convidou Salomão para a festa. Bate-Seba foi a Davi e contou-lhe o ocorrido. Davi ordenou que Natã, o profeta, Zadoque, o sacerdote, e Benaia, o principal chefe da tropa de elite do rei, levassem Salomão a Giom, no vale do Cedrom, e ali o ungissem rei. O rei ordenou que tocassem a trombeta, anunciando: "Viva o rei Salomão!" (1Rs 1.34). A seguir, eles puseram Salomão no torno de Jerusalém. Adonias, ao perceber que sua reivindicação fora perdida e por temer que seu executado por traição, fugiu para o tabernáculo que servia de santuário. Enquanto estivesse agarrado ao altar, não seria morto, pois qualquer criminoso que buscasse o santuário não poderia ser tocado. Adonias, finalmente, largou o altar quando Salomão prometeu que pouparia sua vida.

Entretanto, pouco tempo depois, Adonias pediu que Bate-Seba intercedesse por ele junto a Salomão. Ele queria que ela convencesse Salomão a permitir que Adonias se casasse com Abisague, a jovem mulher que servira de companhia a Davi, aquecendo-o nos últimos dias de sua vida. Pedir em casamento a concubina do rei era equivalente a reivindicar o trono. Essa era a desculpa que Salomão esperava para eliminar Adonias. Ele foi considerado culpado de traição, e Benaia o matou (1Rs 2.19 em diante).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário