Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Não tenho liderança. Onde encontrar?

heñirMuitos pastores encontram-se em um situação onde não possuem uma liderança em suas igrejas. A pergunta do título é muito usada. Atualmente, e infelizmente conheço líderes nesta situação.

Analisando nos parâmetros bíblicos e personagens envolvidos diretamente com liderança vemos que:

Moisés foi escolhido, mas a sua liderança, auxiliares, Deus preparou. Josué foi sucessor, aprendeu com Moisés como agradar a Deus, e Deus disse que seria com ele por isso (Js 1.5)

Davi foi escolhido, mas a sua liderança, auxiliares, Deus preparou. Generais, soldados, valentes, todos respeitavam Davi porque Davi tratava-os com respeito. Foi defendido por eles inúmeras vezes por causa deste respeito e admiração.

Jesus foi escolhido, mas a sua liderança, apóstolos, Deus preparou. Os apóstolos durante três anos ficaram aos pés de Jesus (Jo 6.68). Jesus demonstrou todos os ensinamentos na prática e ensinou-lhes o caminho para receberem de Deus o Espírito Santo. A Igreja começou por causa deste trabalho de Jesus.

Para formar uma liderança sadia e forte:

Primeiro lugar, a sua indicação como líder tem de ser divina. Sem a aprovação de Deus o que fazemos não prospera.

Segundo lugar, para ensinar ser líder tem que ensinar ser servo. Como serão submissos a sua liderança se não sabem como fazê-lo.

Terceiro lugar, os líderes que você precisa estão ao seu alcance. Josué está próximo a Moisés; os que com Davi estavam muitos deles foram desprezados e Davi os trouxe a sociedade mostrando que são capazes, com Jesus ele os recrutou dos mais diferentes lugares e profissões para provar que é Deus quem trabalha e não o homem, sua posição social, sua posição intelectual.

A liderança é algo que começa dentro da casa do líder; dentro da igreja do líder; dentro da vida do líder.

É como a massa de que é feito o pão: são vários ingredientes nas medias corretas, um pouco de movimento misturar, um pouco de pressão para ganhar consistência e no final se não tiver o calor o preparo todo fica comprometido. Esse calor é a presença de Deus que prepara o homem para o serviço da obra.

Não se preocupe se você parece que está sozinho, peça que Deus aponte quem são. Aceite de Deus a resposta, ensine, integre, demonstre, faça por valer aquilo que Deus te deu.

Não desista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário