Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Bíblia Responde 08

praticas-de-autocontrole-levam-a-comportamento-raivoso1300900847Como controlar seu temperamento?

A Bíblia nos mostra que só a ação do Espírito Santo pode alterar o caráter do homem. Quem diz que não tem controle de seu temperamento precisa experimentar a ação de Deus em sua vida. Vejamos abaixo alguns conselhos práticos.

Provérbios 14.17-29; 15.18; 19.11; 29.22

“O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado. Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento. Os maus inclinam-se diante dos bons, e os ímpios diante das portas dos justos. O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos. O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. Porventura não erram os que praticam o mal? mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem. Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza. A coroa dos sábios é a sua riqueza, a estultícia dos tolos é só estultícia. A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador. No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Na multidão do povo está a glória do rei, mas na falta de povo a ruína do príncipe. O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.”

“A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.”

“O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões.”

Eclesiastes 7.9

“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.”

Gálatas 5.16-26

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

____________________________________________________________________________________

Aprendamos que o nosso temperamento implica naquilo que somos e nos transformamos a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário