Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O impacto de representar ao Senhor

"E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil."
At 4.1-4, grifo nosso.

O "doendo-se" em algumas versões ou traduções aparece como "ressentidos" com os apóstolos pelo trabalho missionário em Jerusalém.

Se olharmos o significado da palavra "ressentimento" veremos melhor a coisa toda.
mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; rancor.
Os saduceus estavam ofendidos com um salvador que os tornasse obsoletos como eles eram.

Jesus acaba com o sistema que eles já haviam acostumado a sobreviver e controlar o povo.

Também por que a supremacia do ensino sobre as coisas de Deus era deles e eles usavam isso para seus interesses também.

Aqueles homens representavam um ameaça ao estilo de vida da classe dominante em Jerusalém.

Os saduceus eram ricos e poderosos tanto financeiramente como na hierarquia dentro do judaísmo. Jesus representa o fim de seu poder no judaísmo.

Isso era um problema, pois se pelas finanças eles não conseguissem dominar o povo, pela religião eles o fariam.

Se olharmos a pela Lei, pegássemos o décimo mandamento - 'Não cobiçarás' - veríamos a queda de muitos líderes do judaísmo condenados.

Certo é que, também, nem todos os que estavam no Templo eram ou procediam assim. Temos Nicodemos, Zacarias e pessoas ricas como José de Arimateia que agiram diferente diante de Jesus em etapas diferentes da vida.

O Evangelho, que aponta para Cristo, é uma ofensa para o mundo pecador. Ele é como uma sirene que denuncia que algo está errado e que precisa mudar.

Ainda hoje há ressentimento contra quem anuncia o Evangelho? Sim e muito.

A quebra do poder maligno e do poder humano pelo poder de Cristo causa oposição e ressentimentos.

Graças a Deus que isso não impediu que homens como os apóstolos continuassem a anunciar o Salvador do mundo.

A crença de tantas pessoas que ouviam os apóstolos era parte do sinal da evidente presença de Cristo e do inicio do Cristianismo.

Hoje muito se tem falado de sinais que representam a ação de Cristo em meios as massas. Creio que o principal sinal não sejam as conversões, mas sim o atentado contra os que anunciam o Evangelho.

Pois como ouvirão se não há quem pregue faz um grande sentido se você olhar que a primeira coisa que vem é a perseguição e depois os sinais na maioria das vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário