Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Insensatos Gálatas!

"Ó gálatas insensatos! Quem vos enfeitiçou? Ora, não foi diante de vossos olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?"
Gl 3.1 KJA

A expressão grega original, aqui traduzida por "insensatos", não traz o sentido de qualquer limitação mental, mas a falta de juízo e de bom senso (Lc 24.25; Rm 1.14; 1 Tm 6.9; Tt 3.3).

O termo grego original, aqui traduzido por "enfeitiçou", tem o sentido de "magia ou sedução maléfica".

Paulo também usa o verbo "exposto" da mesma forma fora usado para comunicar a maneira como Moisés "expôs em público" a serpente de bronze (Nm 21.9).

Uma demonstração de poder foi usada por Moisés em uma situação incondicional para os teimosos israelitas no deserto, era a serpente vida de Moisés assim como Jesus vindo da pregação de Paulo.

Outrossim, o engano é apresentado em seu termo grego como sendo algo de grande influência, sobrenatural em seu caráter de novamente cegar os que já tinham visto a "luz".

A magia nos dias do primeiro século era algo comum (At  8.6, "arte mágica"; 13.8, "encantador"), muitas pessoas eram iludidas por tais homens que apresentavam-se grandes quando eram joguetes de demônios e meros charlatães.

Devido ao componente espiritual que há no homem desde sua concepção por Deus, o aparente sobrenatural (que somente é conhecido pela fé; que é ligado à ação divina, sem intromissão humana) chama a atenção do homem natural.

Paulo fica perplexo diante de tamanho vacilo dos gálatas e isso fica explicito nos versículos seguintes do capítulo 3.

Para nós cristãos fica um alerta para aquilo que a nós é apresentado como "mágico" ou "sobrenatural", para que não seja desvirtuada nossa fé em algum momento.

Retenhamos a firme convicção no Senhor para não seremos vítimas de enganadores como foram os gálatas do primeiro século.


Bibliografia 
Bíblia, A. (Gl 3.1). A fé em Cristo supera a Lei (Vol. Novo Testamento King James Edição de Estudo). São Caetano do Sul, São Paulo: Abba Press.
Bíblia, A. (Gl 3.1). A superioridade do evangelho (Vol. Aplicação Pessoal). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário