Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Um pouco de conhecimento

Alma

A parte não-material e imortal do ser humano (Mt 10.28), sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções (Gn 42.21).

Os dicotomistas (Dicotomia de dicótomo. s. f., divisão em duas partes; classificação que se baseia na divisão e subdivisão sucessiva em dois; fase em que a Lua apresenta metade do seu disco. Bem e Mal. Do gr. dichotomía.) entendem que o ser humano é corpo e alma, sendo o espírito sinônimo de alma.

Os tricotomistas (Separação em três partes; divisão de algo em três seções ou elementos: a teoria passou de uma dicotomia para uma tricotomia) acreditam que o ser humano é corpo, alma e espírito.

"Alma vivente" quer dizer "ser vivo" (Gn 2.7).

Na Bíblia muitas vezes a palavra "alma" é empregada em lugar do pronome pessoal: "Livra minha alma da espada" (Sl 22.20 NTLH).

Outras vezes "alma" em hebraico, quer dizer "pessoa" em português (Nm 9.13).

Referências:
Mt 10.28 - "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."
Gn 42.21 - "Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia."
Gn 2.7 - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
Sl 22.20 - "Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão."
Nm 9.13 - "Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viagem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário