Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Alguns alertas para dentro do templo

Salomão deixou um acervo de conselhos tão importantes em diversas áreas da vida. No início do capítulo 5 há valiosos conselhos de como se portar na Casa do Senhor.
Ec 5.1 - "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal."
O "guardar o pé" é esteja vigilante, pois você não esta mais em sua própria casa ou em um lugar qualquer. Ao entrar no templo estamos nas dependências do local consagrado ao Senhor e são sob as leis Dele que nos encontramos.

O sábio coloca a qualidade de ouvinte muito mais importante do que o desespero de sair fazendo algo que não terá proveito. O "ouvir" é o guardar a Palavra do Senhor e cumprir seus mandamentos. Não adianta chegar na Casa do Senhor e desesperadamente sair oferecendo sacrifícios tolos, que pela desobediência a Palavra, não serão recebidos pelo Senhor.
Ec 5.2,3 - "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras."
O precipitado fala e se compromete diante de Deus com suas impensadas palavras, perguntas débeis e confrontos infantes diante daquilo que o Senhor em seu plano tem realizado. Não são as muitas palavras de nossa boca que tocarão o "coração" do Senhor.

Quantas vezes sem nenhum som "falamos" e Deus nos "ouve" e a Sua vontade atende.
Ec 5.4,5 - "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires."
A questão não é fazer ou não um voto ao Senhor, nisso não há problema. A recomendação do sábio é ser prudente em fazer três coisas:

Primeira, pague seu voto o quanto antes. Recebeu sua bênção ou alcançou sua graça, cumpra o prometido.

Segundo, não seja tolo. O tolo não calcula o resultado de seus atos, não espera que o plantado seja colhido. Pense muito bem antes de fazer um voto.

Terceiro, não tente "enganar" o teu Senhor. Receber e achar que não deve nada mais é ingratidão. A ingratidão nunca é bem vista por Deus, pois ela ignora a misericórdia e a graça de Deus sobre os homens. Deus é justo.
Ec 5.6,7 - "Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus."
Saber falar com Deus é uma dádiva que vem com o tempo de prática. Quem mais orar, mais dialoga com Deus e mais aprender que existem coisas que estão fora da vontade de Deus.

Muitas vezes por falta de discernimento questionamos a Deus por coisas que não são boas, são egoístas, maldosas e vão contra o bom testemunho.

Por fim, devemos aprender a nos desligar do mundo exterior ao chegarmos na Casa de Deus. Focarmos em ser sinceros nas palavras e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário