Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Um pouco de conhecimento

Templo

Edifício construído no Monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Jeová em Israel. Substituiu o Tabernáculo.

O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônicos em 586 a.C. (2 Rs 25.8-17).

O Templo propriamente dito media 27 m de comprimento por 9 m de largura e 13,5 m de altura. Estava dividido em duas partes: O Lugar Santíssimo (Santo dos Santos), que media 9 m de comprimento e o Lugar Santos.

Encostados nos lados e nos fundos do Templo, havia três andares de salas destinadas a alojar os sacerdotes e servir como depósito de ofertas e de objetos. Na frente havia um pórtico, onde se encontravam duas colunas chamadas Jaquim e Boaz.

No Lugar Santíssimo, onde só o Sumo-Sacerdote entrava uma vez por ano, ficava a Arca da Aliança, cuja tampa era chamada de Propiciatório.

No Lugar Santo, onde só entravam os sacerdotes, ficavam o Altar de Incenso, a mesa dos Pães da Proposição e o Candelabro.

Do lado de fora havia um Altar de Sacrifícios e um grande tanque de bronze com água para purificação dos sacerdotes.

Em volta do altar estava o Pátio, o Átrio, dos sacerdotes (1 Rs 5-7, a NTLH tem as medidas em metros).

A construção do segundo Templo foi feita por Zorobabel. Começou em 538 a.C. e terminou e 516 a.C. mais ou menos (Ed 6).

O terceiro Templo foi ampliado e embelezado por  Herodes, o Grande, a partir de 20 d.C. Jesus andou pelos seus pátios (Jo 2.20). As obras só foram concluídas em 64 d.C.

Nesse Templo havia quatro pátios: o dos sacerdotes, o dos homens, o das mulheres e o dos gentios (não judeus de nascimento).

No ano 70 d.C., contrariando as ordens do general Tito, um soldado romano incendiou o Templo, que nunca mais seria reconstruído. No seu lugar está a mesquita de Al Aqsa.

O Templo da visão de Ezequiel é diferente dos outros (Ez 40-46).

Nenhum comentário:

Postar um comentário