Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 5 de junho de 2018

Uma intensa batalha espiritual

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
Gl 5.17

A maior de todas as batalhas nem é a possível e temida "3ª Guerra Mundial", nem de longe.

A maior de todas as batalhas é travada dentro de cada um de nós a cada dia quanto nós, por sermos o "espólio" da batalhas entre a Carne e o Espírito. A batalha é pelo controle de nossa mente, nosso corpo e ações.

Em nossa mente vem uma enxurrada de motivos, ideias, tentações para que possamos optar pela nossa Carne. O mais ardiloso inimigo, pois podemos chegar a Deus e o diabo fugir (Tg 4.7), o mundo se olharmos e prosseguirmos para Cristo (Fp 3.14). Mas a carne...

Ela está sempre conosco enquanto ainda estivermos nessa terra, fica ali vencida pelo Espírito, mas a qualquer vacilo nosso ela tenta nos pegar pelo pé.

Como o "bicho papão" no armário ela fica sempre ali a espreita de nós olharmos um pouco mais para algo cobiçando, ao pensarmos o mal ou até a nós mesmos "abrirmos a porta" e o soltarmos.

Por mais que haja o novo nascimento (Jo 3.6), podemos cair da "graça" a qualquer momento. Somos um troféu valioso para que sejamos esquecidos ou abandonados no campo de batalha.

O fato é que se olharmos, clicarmos, abrirmos, forçarmos nós veremos o que é mal, e seremos o mal que queremos evitar. Deve haver um constante clamor ao Espírito Santo para nos ajudar a não consumar o mal, e se estivermos em vias de fato de abandonar tudo e sair correndo se precisar!

Estamos tão perto da salvação que não podemos nos deixar levar pelo mal a nossa pele. Jesus está as vésperas de Seu retorno glorioso para buscar a Igreja, a parousia.

Qual é o significado e a importância da palavra grega parousia? Significa literalmente “estando ao lado”, expressão derivada da preposição grega pará (“ao lado”) e ousia (“estando”).

Vejamos o que os lexicógrafos dizem:
O Léxico Grego-Inglês de Liddell e Scott dá como primeira definição de parousia a palavra inglesa para “presença”. Dá como segunda definição dela “chegada”, e depois acrescenta: “[Especialmente] a visita dum personagem real ou oficial.”
Não percamos a "visita do Rei", não deixemos a nossa carne vencer, combatamos ela com o Espírito Santo do Senhor.

Conselhos Bíblicos