Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Redenção

"E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor."
Is 59.20

Livramento de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. Redenção e um conceito básico para a visão bíblica da salvação.

No AT, a redenção esta integralmente associada a vida familiar, social e nacional de Israel. Um indivíduo israelita poderia agir como um redentor, pagando um resgate para a libertação de um escravo (Lv 25.48ss.), para recuperar um campo (Lv 25.23ss.), ao invés de sacrificar um macho primogênito (Ex 13.12ss.), e em favor de alguém que de outra forma seria condenado a morte (Êx 21.28 ss.).

Logo no início do AT, o Senhor Deus revelou a si mesmo como agindo de forma redentora em favor do homem. Jacó invocou a Deus como aquele “que me livrou de todo o mal” (Gn 48.15,16). Deus declarou sua intenção de livrar Israel da servidão no Egito, dizendo: “Vos resgatarei com braço estendido” (Êx 6.6). Na maioria dos casos no AT onde é feita referência a atividade redentora de Deus, a libertação efetuada e de natureza física e não espiritual (por exemplo, a libertação de Israel do Egito e da Babilônia).

Mesmo estas libertações, porém, trazem em si um significado espiritual em que a libertação indicava que Deus havia perdoado o pecado ou os pecados que diretamente ou indiretamente ocasionaram a calamidade. Em pelo menos um caso (Sl 130.8) a redenção referida e claramente de natureza espiritual, isto e, trata-se de uma redenção do pecado.

No NT, a redenção e estritamente uma atividade divina que e realizada por Jesus Cristo e através dele (Ef 1.7; G1 3.13; 4,5). Embora a atividade redentora de Cristo tenha as suas manifestações físicas (por exemplo, a cura das enfermidades), seu principal significado e o resgate espiritual dos pecadores que estão escravizados no pecado (Mc 10.45).

A libertação do pecador e assegurada com base no preço de resgate pago a Deus Pai por Jesus Cristo em sua morte na cruz (Tt 2.14; Hb 9.12; 1 Pe 1.18,19). A perfeição da obra redentora de Cristo e claramente declarada no NT (Hb 9.25-28).

No entanto, a experiência de redenção do indivíduo redimido só estará completa na segunda vinda de Cristo (Lc 21.28; Rm 8.23; Ef 1.14).

Fonte:
PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycleffe. 2ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. 1655 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário