Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O que podemos encontrar em Oséias

Podemos encontrar coisas maravilhosas no livro do profeta Oseias.

Oseias ("Salvação do/é o Senhor") foi um personagem bíblico, e um profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri. É um dos Os Doze Profetas Menores da Bíblia hebraica judaica, também conhecidos como profetas secundários no Antigo Testamento cristão. Oseias exerceu seu ministério durante o governo dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, todos reis de Judá e durante o reinado de Jeroboão, rei de Israel.

História

De acordo com o Livro de Oseias, este teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus. A vida familiar de Oseias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses politeístas. Os nomes de seus filhos (Jezreel, Lo-Ami e Lo-Ruama) traziam um simbolismo, relacionado a profecias da queda da dinastia dominante e do pacto rompido com Deus - de maneira muito semelhante ao profeta Isaías uma geração mais tarde. Oséias teve três filhos:
Jizreel (que significa Deus semeia)
Lo-Ruama (que significa Sem Compaixão)
Lo Ami (que significa Não-povo-meu).
Viveu no Reino do Norte durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, entre 780 e 725 a.C.. Em Oseias 5.8 existe uma referência às guerras que levaram à captura do reino pelos assírios, ocorrida em torno de 734-732 a.C.; não se sabe ao certo se Oseias teria também vivido a destruição de Samaria, que é prevista em Oseias 13.1.

Oseias frequentemente é visto como um "profeta do destino", porém sob sua mensagem de destruição está uma promessa de restauração. O Talmude alega que ele teria sido o maior profeta de sua geração (que incluiu o mais notório Isaías).

Recomendações importantes de Oseias:

1º) O pecado.
Os 8.11 - "Porquanto Efraim multiplicou os altares (Baal) para pecar; teve altares para pecar."
Os 12.11 - "Não é Gileade iniqüidade? Pura vaidade são eles; em Gilgal sacrificam bois; os seus altares são como montões de pedras nos sulcos dos campos."
2º) O engano.
Os 7.11 - "Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria."
3º) A mentira.
Os 11.12 - "Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel."
4º) A vaidade.
Os 5.11 - "Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens."
5º) A prostituição.
Os 6.10 - "Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel, ali está a prostituição de Efraim; Israel está contaminado."
6º) A idolatria.
Os 4.17 - "Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o."
7º) O coração divivido.
Os 10.2 - "O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas."
O profecia de Oseias é de extrema importância para nós hoje, no sentido de entendermos sobre o relacionamento entre Deus e seu povo quando infiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário