Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A importância das mulheres na morte e ressurreição de Jesus

"E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento."
Lucas 23.55,56

As discípulas do Senhor o acompanharam até a conclusão de seu sepultamento. Mais tarde, esse testemunho seria de grande valia para refitar as alegações, especialmente por parte dos gnósticos docetas, e de vários incrédulos, que alegavam que elas haviam ido para o túmulo errado, ou que os discípulos haviam roubado e escondido o corpo de Jesus com a finalidade de propagar uma ideia mística da ressurreição.

O testemunho ocular deu a elas a credibilidade necessária para refutar quaisquer acusações contrárias a realidade dos fatos que incomodavam o Sinédrio, os gnósticos e os incrédulos a respeito da ressurreição de Cristo.

As discípulas foram as testemunhas de crivo necessário para prova da natureza divina de Jesus aos que mesmo ainda depois dos fatos ocorridos no calvário insistiam e opunham-se a Jesus.

Glossário:
Gnósticos Docetas - Filósofos que negavam a morte de Cristo. Docetismo (do grego δοκέω [dokeō], "para parecer") é o nome dado a uma doutrina cristã do século II, considerada herética pela Igreja primitiva. Antecedente do gnosticismo, acreditavam que o corpo de Jesus Cristo era uma ilusão, e que sua crucificação teria sido apenas aparente. Não existiam "docetas" enquanto seita ou religião específica, mas como uma corrente de pensamento que atravessou diversos estratos da Igreja.
Sinédrio - O Sinédrio (do hebraico סנהדרין sanhedrîn; συνέδριον synedrion, em grego, "assembleia sentada", donde "assembleia") é o nome dado à associação de 20 ou 23 juízes que a Lei judaica ordena existir em cada cidade. O Grande Sinédrio era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel. O Grande Sinédrio incluía um chefe ou príncipe (Nasi), um sumo-sacerdote (Cohen Gadol), um Av Beit Din (o segundo membro em importância) e outros 69 integrantes que se sentavam em semi-círculo. Antes da destruição de Jerusalém em 70 d.C., o Grande Sinédrio reunia-se no Templo durante o dia, exceto antes dos festivais e do Sábado. O Sinédrio foi dissolvido em 358 d.C. e, desde então, diversas tentativas de restabelecimento ocorreram.

Bibliografia:
BÌBLIA, Português. Novo Testamento King James – Edição de Estudo. São Paulo – Abba Press, 2007.
DOCETISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2016.
SINÉDRIO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sin%C3%A9drio&oldid=47281037>. Acesso em: 22 nov. 2016. 
Biblia ONLINE - https://www.bibliaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário