Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 15 de março de 2016

Uma ferramenta de Salvação

Arrependimento é uma reação emocional para atos passados ​​pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".

A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Então arrependimento quer dizer renovação de entendimento, mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.

Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).

Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

Arrependimento é fundamental para a Salvação, pois, com ele o homem não almejará mais fazer o que causa dor ao Senhor, mas sim buscará o total abandono da prática o que implica em conversão, mudar de direção.

Sem o arrependimento o ladrão da cruz não teria entrado no paraíso no mesmo dia da morte de Cristo. Paulo jamais teria se tornado o "Apóstolo dos Gentios". Sem ele para onde se tornariam as igrejas más dentre as "sete igrejas do Apocalipse"?

Sem arrependimento, não há conversão, não há redenção, não há justificação, não há nova vida, não há salvação.

Arrepender-se é fundamental para sermos transformados ao ponto de que quando Jesus vier possamos subir para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário