Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O que é a Bíblia 7/15

A inspiração da Bíblia

Por inspiração entende-se a influência de Deus sobre os autores humanos das Escrituras, de modo que as palavras e pensamentos por eles registrados nos autógrafos originais fossem isentos de erros (cf. 2 Tm 3.16; Jo 10.35; 2 Pe 1.19-21).

Essa inspiração cobre apenas os escritos originais, embora um alto grau de precisão no texto transmitido não seja apenas algo que se espera, caso Deus esteja dirigindo o processo, mas também um fato demonstrado pela crítica textual.

A exclusão de quaisquer erros de cópia que possam ter se infiltrado no texto transmitido é uma atividade que pertence ao domínio da baixa crítica, sendo um esforço legítimo de estudiosos consagrados.

A inspiração divina com que a Bíblia seja a Palavra de Deus, de forma sem igual, e não apenas um livro que contenha a Palavra de Deus, sendo essa a diferença que a distingue de outros livros sagrados ou seculares.

É uma revelação inspirada do plano e dos propósitos redentores de Deus em Cristo por amor dos homens, e não uma revelação da ciência natural ou um livro de história secular.

As supostas discrepâncias científicas devem-se ou a teorias científicas equivocadas ou a interpretações inadequadas das formas de pensamento da Bíblia.

Os supostos erros históricos podem ser causados por fatores como tradição textual falha, ou interpretação inexata de provas históricas ou arqueológicas, ou do próprio texto bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário