Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O que é a Bíblia 8/15

A autoridade da Bíblia

A autoridade reside na Palavra inspirada de Deus (a Bíblia), interpretada pelo Espírito de Deus, operada por meio de agentes humanos orientados pelo Espírito.

O protestantismo ortodoxo difere do catolicismo por não defender nenhuma outra autoridade, exceto as Escrituras canônicas, como a voz do Espirito Santo.

Durante a Idade Média, a Igreja de Roma concentrou em si mesma toda a autoridade por meio do episcopado, pressupondo que o magisterium detinha a chave da interpretação das Escrituras e das leis divinas.

Esse movimento culmino no decreto da infalibilidade papal de 1870, que sustenta que “o romano pontífice, quando fala ex cathedra, é dotado daquela infalibilidade com que o divino Redentor quis que sua Igreja estivesse equipada, definindo uma doutrina concernente à fé e aos costumes”.

Correntes neo-ortodoxas e liberais do protestantismo negam a inerrância e a infalibilidade das Escrituras a, assim, sua autoridade final, substituindo-a por alguma autoridade interna, tal como sentimento, consciência, experiência, “Cristo falando por meio do Espírito Santo”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário