Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Plantas Citadas na Bíblia - Álamo

"A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro, e o álamo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar dos meus pés." Is 60.13

Populus alba L. é uma espécie de choupos (ou álamos), da família Salicaceae, conhecida pelos nomes comuns de choupo-branco, álamo-branco, álamo-prateado, choupo ou álamo. Desenvolve-se em áreas relativamente úmidas, por vezes em florestas ripárias, em regiões com verões quentes e invernos suaves a frios, sendo nativa da região que se estende da Espanha e Marrocos até ao centro da Ásia, chegando a norte à Alemanha e Polônia.

Etimologia
O nome "choupo" é originário do latim populu.

Descrição
P.alba é uma árvore decídua de média dimensão (mesofanerófito), de crescimento rápido, que atinge alturas de 16-27 m, raramente mais, com um tronco que pode atingir os 2 m de diâmetro. A copa é alargada, sendo frequentes as árvores com múltiplos troncos ou com ramificação baixa. O ritidoma (casca) é liso, esbranquiçado, apresentando nas árvores jovens marcas em losango características, escurecendo e fissurando na base das árvores mais velhas. Os rebentos do ano, incluindo os gomos, são recobertos por uma camada tricomatosa que forma uma fina penugem esbranquiçada.

As folhas têm 4-15 cm de comprimento, pentalobadas (5 lobos desiguais), inicialmente recobertas por uma espessa penugem esbranquiçada e brilhante em ambas as páginas, mais espessa na página inferior, mas com a página superior a perder essa cobertura e a ganhar uma cor verde-pálida quando atinge a maturidade, enquanto a página inferior se mantém esbranquiçada até à queda das folhas. Nas árvores jovens, em crescimento rápido, as folhas são maiores e profundamente lobadas, nas árvores mais velhas e naquelas em que o crescimento é lento por razões edáfo-climáticas as folhas são menores e menos recortadas.

As flores formam amentilhos com até 8 cm de comprimento, produzidos no início da primavera, geralmente quando a árvore ainda ostenta poucas ou nenhumas folhas. A espécie é dioica, com amentilhos femininos e masculinos produzidos em espécimes distintos e a fertilização a ser feita pelo vento. Os amentilhos masculinos são acinzentados, com estames vermelhos e conspícuos; os amentilhos femininos são esverdeados, alongando-se até aos 8–10 cm após a polinização, produzindo múltiplas cápsulas que maturam no final da primavera e no início do verão.

A espécie propaga-se facilmente por rebentamento a partir das raízes, formando novas plantas a partir das raízes laterais, por vezes a 20-30 m do tronco, formando extensas colónias clonais.

P. alba hibridiza com a espécie próxima Populus tremula, produzindo um híbrido, conhecido por choupo-cinzento (Populus canescens), com características morfológicas intermédias em relação às dos progenitores, mas dotada de marcada heterose, podendo atingir mais de 40 m de altura e e mais de 1,5 m de diâmetro do tronco, dimensões muito superiores às de qualquer dos progenitores. A maioria dos choupos-cinzentos cultivados são masculinos, mas ocorrem plantas femininas que também são por vezes utilizadas em cultura.

Fonte:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Populus_alba

Nenhum comentário:

Postar um comentário