Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 28 de junho de 2011

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

ÁGUA

A água tinha de ser geralmente colhida no poço local, e em vista disso ser tão difícil, todos sonhavam com um tempo em que pudessem ter sua própria cisterna (um buraco cortado na rocha e impermeabilizado com gesso, de modo que a água pudesse ser guardada e extraída de sua própria fonte. Senaqueribe prometeu que se os israelitas de Jerusalém se rendessem, ele lhes daria esse símbolo de status (2Rs 18.31).

Quando a cisterna secava, no final do verão, ela servia de esconderijo, como Jônatas e Aimaás descobriram (2Sm 17.18,19). Não havia recursos sanitários nas casas simples dos camponeses, embora sistemas avançados de drenagem e esgoto operassem em cidades construídas mais tarde, tais como Cesaréia e no terreno no templo em Jerusalém.

Leis sanitárias foram cuidadosamente estabelecidas na Tora (por exemplo, foi estipulado que os excremento deviam ser queimados em tempos de guerra, Dt 23.13), e leis suplementares foram introduzidas no judaísmo, que mantinham a saúde básica. Não era possível, por exemplo, construir estábulos sob moradias humanas.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário