Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PERSONAGENS BÍBLICOS

ADONI-ZEDEQUE

Adoni-Zedeque foi um rei da Jerusalém cananéia que se juntou à coalizão dos reis amorreus. A cidade de Gibeom, ao ouvir que o temidos israelitas se aproximavam, capitulou e, portanto, enfraqueceu coalizão dos amorreus. Adoni-Zedeque e outros reis seguiram para Gibeom para punir a cidade.

Josué
tomou conhecimento desse plano e, após uma noite de marcha forçada, chegou com suas tropas a Gibeom a tempo de defendê-la. Ele destruiu as tropas amorréias que acabaram de ser exterminadas por uma violenta tempestade de granizo.

Josué também ordenou que o sol parasse para que pudesse haver luz para completar sua vitória. Assim, o sol parou no meio do céu por um dia inteiro. Poucos intérpretes entendem isso ao pé da letra; antes, aceitam esse relato como uma alegoria para mão poderosa de Deus, que apoiou Josué e israelitas em sua batalha (Js 10.13).


Durante a batalha, os cinco reis amoreus esconderam-se em uma caverna em Maquedá, onde foram capturados. Eles foram enforcados e seus corpos foram jogados na caverna onde haviam se escondido.


Adoni-Zedeque é, provavelmente, o mesmo homem que denominam
Adoni-Bezeque. Se esse for o caso, ao que parece, ele não teve a mesma sorte que os outros reis, mas foi mutilado e levado de volta a Jerusalém, onde morreu.



Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário