Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

VIVER NO ESPÍRITO

Ainda no Antigo Testamento, vemos um profeta bastante conhecido com quem o Senhor falava face a face: Isaías, que também recebia a palavra de Deus porque vivia na Sua presença. Em Isaías 6:1, o profeta afirma: "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo". Isaías viu que o lugar em que estava era santo (vs. 2-4).

Então disse: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!" (v. 5). Graças ao Senhor, que lhe deu graça especial: "Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado" (vs. 6-7). Isaías era um homem de lábios impuros habitando no meio de pessoas de lábios impuros, mas, agora que esteve diante do Senhor, viu Sua glória e disse: "Ai de mim!". Vemos que ele foi iluminado e reconheceu sua condição, arrependeu-se e confessou sua iniqüidade.

Deus tinha uma maneira de lidar com Isaías: usou uma brasa para tocar sua boca e seus lábios impuros foram curados, sua iniqüidade foi tirada e perdoado seu pecado. Isaías podia agora estar na presença do Senhor porque sua boca foi purificada. Se queremos falar por Deus, precisamos ter a boca purificada. É necessário que Ele venha tocá-la com brasa e ela seja purificada, porque falará por Ele. Precisamos atentar para isto: se nossa boca ainda estiver impura, não poderemos falar por Deus.

Vejamos os versículos 8 e 9: "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: [...]". Isaías foi enviado e, usando um termo do Novo Testamento, podemos dizer que ele era um apóstolo. Ele era profeta por falar por Deus e era apóstolo por ser enviado por Deus. A condição para ser um profeta é estar na presença do Senhor e ter a boca purificada. O ponto principal que aprendemos com relação a Moisés e Isaías é que, se queremos falar por Deus, precisamos estar em Sua presença. São essas pessoas que no Novo Testamento chamamos de ministros da palavra, que podem falar por Deus. É necessário que elas estejam sempre na presença do Senhor, sempre vivendo diante Dele. Isso quer dizer que, se queremos falar por Deus, precisamos aprender a nos voltar ao espírito onde habita o Espírito do Senhor! Viver na presença do Senhor, falar com Ele face a face no Santo dos Santos, em realidade, é estar em nosso espírito mesclado (nosso espírito mesclado com o Espírito do Senhor - 1 Co 3:17; 2 Co 3:17). O que o Senhor quer falar aos demais irmãos e às pessoas, Ele nos fala primeiramente no espírito. Portanto, se queremos falar por Deus, se queremos ser um ministro da Palavra, precisamos continuamente estar no Santo dos Santos, vivendo no espírito, não apenas por um minuto; antes, permanecer na presença do Senhor, invocando Seu nome: "Ó Senhor Jesus!". Aprendamos a viver e permanecer no espírito, quer seja um minuto, três minutos, dez minutos, uma hora ou mais; é na presença do Senhor que Ele fala conosco.

Por Lauro Gimenez

Um comentário:

  1. Estar na presença de Deus e ser purificado, são os requisitos que os que se dizem seguidores de Cristo em nosso tempo, não procuram e nem levam em conta, por esse motivo temos nas igrejas tantos profetas que só falam de si mesmo e de teologia da prosperidade.
    Continue sendo um ataláia, fique na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir