Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MULHERES E SEUS COMPORTAMENTOS SEGUNDO A BÍBLIA

MICAL: UMA ESPOSA DESDENHOSA

Mical (lit. "Quem é como Deus?"), a filha mais nova de Saul, estava apaixonada por Davi. Saul procurou fazer uso desse fato como uma forma de atrair Davi para a morte (1Sm 18.21). Davi aceitou seu amor para melhorar sua situação diante de Saul (1Sm 18.26).

Saul temia Davi, mas, quando enviou soldados para a casa de Davi para matá-lo, Mical mentiu e seguiu um plano para salvá-lo. Porém, ao ajudar Davi a fugir, ela o perdeu. Mais tarde, Mical foi entregue como esposa por seu pai a outro homem.

Durante os anos de sua separação, não há registro algum da preocupação de Davi com Mical nem qualquer tentativa de sua parte de entrar em contato com ela. Quartoze anos mais tarde, sete anos depois da morte de Saul, Davi ainda não era rei sobre Israel. Como condição de um tratado com Abner, Davi exigiu que Mical fosse devolvida a ele, a fim de estabilizar uma posição sobre o reino. Mais uma vez, Mical foi usada para obter vantagens políticas. Seu irmão, Isbosete, tirou Mical de Paltiel, o marido, que, aos prantos, a viu partir e a devolveu a Davi.

No último encontro de Mical com Davi, ela o acusou de agir de maneira imprópria para um rei quando a arca voltou para Jerusalém (2 Sm 6.20). Seu desdém pelo marido, que também era o rei escolhido por Deus, resultou em sua impossibilidade de ter filhos, a pior de todas as maldições para uma mulher hebréia (2 Sm 6.23).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário