Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Didaquê

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos ..."
At 2.42a

Segundo a Wikipédia:
Didaquê (Διδαχń, "ensino", "doutrina", "instrução" em grego clássico), Instrução dos Doze Apóstolos (do grego transliterado Didache kyriou dia ton dodeka apostolon ethesin) ou Doutrina dos Doze Apóstolos é um escrito do século I que trata do catecismo cristão. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de "«E perseveravam na doutrina dos apóstolos ..." (Atos 2.42).
Muito está sendo falado de ensinos acolhedores, igreja perfeitas, onde não há cobranças e tudo é tolerado em nome do "amor de Deus".

Ao olharmos o livro de Atos dos Apóstolos depois de ler os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, não há como entender reuniões de pessoas que se intitulam "igreja" fazendo tudo diferente do que os apóstolos pregaram para Igreja no começo dela, a Igreja do primeiro século.

Provavelmente, não foram os apóstolos que escreveram o "didaquê" que remete a eles em seu título. Entretanto, ficarei com a analise pelo que as Escrituras nos mostram com o "didaque ensinado diretamente por Jesus" narrado em sua prática pelos evangelistas.

Qual seria a doutrina que os apóstolos pregavam se não a de Jesus? Tudo era em seu nome, tudo era para sua glória.

Todos os milagres como vemos o do coxo a porta do Formosa (At 3.1-8) foram ministrados pelos apóstolos declarando glória ao Senhor.

Todo arrependimento para salvação desde João Batista, sempre foi para que o homem se volte para Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Até mesmo Paulo, que não aprendeu do Senhor como os outros onde originais, insta os irmãos em diversas vezes a buscar a Cristo e revela-lhes ensinos como em suas próprias palavras "aquilo que eu recebi do Senhor".

Ao vermos a convicção dos apóstolos, vemos um caminho difícil, mas sustentado pelo ensino de Cristo. Todos morreram em situações de intensa perseguição. Mesmo o apóstolo João, que morreu de velhice, morreu sob pressão dos adversários do Evangelho de Jesus.

O Evangelho é o didaqué dos apóstolos, a "sua doutrina" para as próximas gerações de cristãos por toda a história da humanidade na terra, e essa história culminará naquilo que essa doutrina ensina, ou seja, no próprio Jesus.

O evangelho apresentado por Jesus confrontava o pecado nos corações e apontava o arrependimento e a conversão como saí da "morte para vida" por meio do "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Isso é o que tem de ser pregado em nossas congregações, nos púlpitos, no uso da tribuna e microfone em nome de Cristo.

Caso contrário, se não houver a pregação desse Evangelho, estaremos sendo heréticos e amaldiçoados por distorcer o ensino de Jesus, que passou pelos apóstolos e ainda hoje é o único que tem o poder dos céus para conversão do mais vil pecador.

É um alerta para nossos dias, só os fiéis a esse evangelho não esfriarão e nem serão enganados, seja pelo mundo ou pelo diabo.

Não perca a doutrina dos apóstolos.

Não perca a doutrina de Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário