Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

O plano de Deus passava pela Via Egnácia

A Via Egnácia foi uma estrada construída pelos romanos por volta do século II a.C., na península Balcânica. Atravessava as províncias romanas do Ilírico, Macedônia e Trácia, territórios que hoje fazem parte dos estados contemporâneos da Albânia, Macedônia, Grécia e Turquia europeia.


A partir de Dirráquio (atual Durrës), no mar Adriático, a estrada seguia um caminho difícil ao longo do rio Genuso (Shkumbin), acompanhando as montanhas Candávias (Jablanica), e daí para as terras altas ao redor do lago de Ócrida.

Em seguida, virava para o sul, atravessando grandes montanhas até chegar ao litoral norte do mar Egeu em Salônica (Tessalônica). De lá, percorria a Trácia até Bizâncio (depois Constantinopla, hoje Istambul), cobrindo uma distância total de cerca de 1.120 quilômetros (746 milhas romanas).


A via teve grande importância militar para os romanos e foi utilizada por legiões romanas durante as campanhas militares. Após o século V, caiu em desuso e por alguns períodos sua conservação era deficiente porém foi revivida pelo Império Bizantino tornando-se a principal rota comercial com a Europa Oriental.

Deus sabendo de toda essa importância coloca o apóstolo Paulo e seus outros companheiros missionários na Via Egnácia  para fundar igrejas por meio da pregação do Evangelho.

Nas segunda e terceira viagem eles foram e fundaram duas grandes e vitais células cristãs da história do Cristianismo.

As comunidades em Filipos e em Tessalônica, ambas situadas na Via Egnácia.

Em Filipos a via passava por dentro da cidade, todos os que cruzam, o até então mundo conhecido, passavam por lá. Montar uma comunidade cristã ali era de importância estratégica a nível militar. Todos que passe por ali teria a oportunidade e ouvir sobre Jesus.

Já Tessalônica tinha além da via passando era também uma grande entreposto comercial, seu porto era, assim como o de Corinto, uma das referências dentro da bacia do Mar Egeu como do Mediterrâneo.

Essas duas igrejas foram fundamentais como exemplos de alegria, comprometimento e testemunho de fé.

Deus em sua onisciência sabe onde colocar cada coisa em sua obra nessa terra.

Se Deus nos colocar em um lugar, devemos ter a completa certeza que Ele te sustentará.

Só somos a ação visual e material neste mundo. O Espírito Santo é a ação sobrenatural de Deus para o sucesso da missão.

Tudo é propósito, faça sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário