Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Testemunho em Pedra

"E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor. E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o Senhor nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus. Então Josué enviou o povo, cada um para a sua herança."
Js 24.26-28

Josué trouxe o uma série de recomendações e exortações para que o povo não se esquecesse do que Deus havia feito e dado ao seu povo desde o Egito.

Ao terminar sua explanação é escreveu no Livro da Lei, erigiu uma grande pedra, algo como um obelisco debaixo de um carvalho, como um testemunho.

E aquilo ficaria como uma marca do que Deus era para seu povo e do que Deus cobraria dos que se comprometeram a faze-lo.

Josué sabia que estava no fim de seu trabalho para o Senhor, já se ia várias décadas com Moisés e agora décadas a frente do povo mostrando o poder de Deus ao seu povo fiel.

Entretanto, para desonra a memória de Moisés, Josué e do próprio Deus o povo foi se esquecendo de tudo o que Josué naquele alertará sobre a idolatria e, essa foi a ruína de povo de Israel até o cativeiro babilônico.

O testemunho da pedra erigida sob o carvalho em lugar santo estava lá quando foi necessários que viessem juízes para julgar Israel, estava lá quando o reinado foi instituído e os reis foram pecando e se afastando diametralmente de Deus. Estava lá firme como no dia que foi colocada quando o povo cativo foi levado em prisão para a Assíria e depois para Babilônia.

A pedra permaneceu fiel o povo não.

Tudo lá, gravado em pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário