Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 22 de dezembro de 2018

O Sangue de Cristo

"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto."
Ef 2.13

Deus pode tratar os pecadores como pessoas justificadas, porque foi Ele mesmo quem providenciou esta justiça para o pecador.

Na cruz, Cristo ganhou esta justiça por nós!

Romanos 3.25 nos fala da propiciação como sendo algo que assegura o favor de Deus para os que não merecem.
Rm 3.25 - "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus"
Cristo morreu por nós, para nos salvar da justa ira de Deus e para nos assegurar o favor de Deus.

O homem necessita da justiça para comparecer diante de Deus, assim como o corpo necessita de roupas decentes para aparecer em público.
Ap 19.8 - "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos."
As vestes do pecador estão sujas e rasgadas.
Zc 3.1-4 - "E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas."
Quando o pecador tenta se vestir com suas próprias boas obras, elas são comparadas a "trapos imundos" (i.e., os panos que as mulheres em seus períodos de menstruação utilizam nos tempos antigos, "absorventes") diante de Deus.
Is 64.6 - "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam."
A única esperança e remédio é adquirir a justiça que Deus aceita, que é a justiça de Deus.

Como por natureza o homem é destituído desta justiça, então ela terá que ser providenciada para ele. Esta justiça terá que lhe ser imputada, não merecida.
Rm 4.6-7 - "Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos."
Esta justiça foi comprada por Cristo no Calvário.
Is 53.11 - "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si."
Cristo vestiu-se das vestes do pecado para que nós pudéssemos nos vestir do seu manto de justiça.

Nosso pecado foi imputado sobre Ele e a justiça Dele foi imputada sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário