Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HOJE, 501 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE. É O NOSSO DIA!!

"Mas o justo viverá pela fé... Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.Porque por ela os antigos alcançaram testemunho... Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (DOS QUAIS O MUNDO NÃO ERA DIGNO)" (Hb 10.38. 11.1-2,37,38)

Hoje, a 501 anos atrás. Deus usou seu servo Martinho Lutero para dissipar as trevas que cegavam as mentes dos povos, durante anos, trazendo a pureza da luz do Evangelho de Cristo às nações antes amarradas sobre os grilhões da superstição e ignorância.

O historiador Schaff diz que "este foi o maior homem que a Alemanha produziu e um dos maiores vultos da história"

Goethe dá o seu testemunho nestes termos:
"Dificilmente compreendemos o que devemos a Lutero e à Reforma em geral. Ficamos livres dos grilhões da estreiteza espiritual (... ) compreendemos o cristianismo em sua pureza".
Heinrich-Heine, o poeta excelso, exclama: 
"Honra a Lutero, a quem devemos a reconquista dos nossos direitos mais sagrados, e de cujos benefícios vivemos hoje em dia. Através de Lutero adquirimos a liberdade religiosa. Criou a palavra para o pensamento. Criou a língua alemã, através da tradução da Bíblia".
Dollinger, historiador católico liberal, diz:
"Lutero deu aos alemães o que nenhum outro jamais dera a seu povo: a língua, a Bíblia, a hinologia. É reconhecido como 'pai da alfabetização'".
Dirigiu-se aos pais através de profusas publicações, encarecendo-lhe a escola e a educação dos filhos como necessidade inadiável, para a pátria e a igreja verem melhores dias. 

Um escritor moderno declarou: 
"A Lutero deve a Alemanha seu esplendido sistema educacional - em suas origens e concepções. Porque ele foi o primeiro a reclamar uma educação universal, uma educação do povo todo, sem consideração de classe. Deixou à posteridade, em sua fecundidade literária, dezenas de volumes contendo obras doutrinárias, apologéticas, exegéticas, homiléticas, pastorais e pedagógicas"
Funck-Brentano, célebre historiador contemporâneo assim se expressa:
"Qualquer que seja o julgamento formulado em torno da doutrina religiosa de Martinho Lutero, é preciso reconhecer nele uma das mais poderosas personalidades que o mundo conheceu. Sua energia, seu valor, sua poderosa ação - que decorriam em grande parte da intensidade de suas convicções - estão acima de todo elogio. Calculou-se que seriam precisos a um homem dez anos de vida para simples cópia das cartas, orações e inumeráveis escritos do reformador, e Lutero não só redigiu suas obras, mas pensou-as, deu-lhes estudo e reflexões, corrigiu-as, e isso entre ocupações múltiplas, quase sempre absorventes e das mais diversas, suas prédicas, sua atividade social e política, os cuidados e o tempo que consagrou aos antigos e à família" (Martim Lutero, pág. 22, Ed Veccki). 
Dezenas de testemunhos dessa natureza poder-se-iam acrescentar à sua pessoa. Os exemplos citados, porém, exemplificam o veredito sobre sua pessoa e a obra deixada até os nossos dias atesta a sua grandiosidade.

Viva a Reforma. Viva a Lutero, Zuínglio, Calvino, Farel, Knox, Guido de Bres, Zacarias Ursinus, Gaspar Olevianus, Bullinguer, etc. Louvado seja o Senhor nosso Deus, por ter nos devolvido a liberdade religiosa e a perfeita compreensão de suas verdades, através da exposição dos Reformadores, e daqueles que foram seus inspiradores - profetas, apóstolos, Agostinho, Wycliff, Huss, Savonarola, Wessell, Wesel. Sola Deo Glória!

___________________
Achei muito boa e compartilhei do Facebook de Jailson Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário