Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Algumas curiosidades sobre Pedro

Foi o líder dos apóstolos.

Conhecido como Simão (grego) ou Simeão (hebraico).

Era o filho de Jonas (Mt 16.17), Simão Bar-Jonas. O significado da palavra hebraica "bar" é "puro" ou "claro". Apenas aramaico tem o significado de "filho". Tal como uma homenagem "filho de".

Era conhecido de João.

Membro de uma família de pescadores que viviam em Betsaida e, mais tarde, em Cafarnaum.

Andre, o irmão de Pedro, levou-o a Cristo (Jo 1.40-42).

Ele era casado e, ao que parece, sua esposa o acompanhava no ministério (Mc 1.29-31; 1 Co 9.5).

Pedro foi chamado a seguir Cristo no início do ministério do Senhor (Mc 1.16-17) e, mais tarde, foi designado para o apostolado (Mt 10.2; Mc 3.14-16).

Cristo mudou o seu nome para Pedro (grego) ou Cefas (aramaico), tendo ambas as palavras o significado de "pedra" ou "rocha" (Jo 1.42).

O Senhor claramente escolheu Pedro para dar lições especiais ao longo dos Evangelhos (p. ex., Mt 10; 16.13-21; 17.1-9; 24.1-7; 26.31-33; Jo 6.6; 21.3-7,15-17).

Ele era o porta-voz dos 12, articulando os pensamentos e perguntas dos discípulos como também os seus.

Seus triunfos e fraquezas são narrados nos Evangelhos e em At 1—12.

Depois da ressurreição e da ascensão, Pedro iniciou o plano para escolher alguém para ocupar o lugar de Judas (At 1.15).

Depois da vinda do Espirito Santo (At 2.1-4), ele foi capacitado para se tornar o principal pregador do dia de Pentecostes em diante (At 2—12).

Também realizou milagres notáveis nos primeiros dias da igreja (At 3—9) e abriu as portas do evangelho para os samaritanos (At 8) e para os gentios (At 10).

De acordo com a tradição, Pedro teve de assistir à crucificação de sua esposa, mas a encorajou com as palavras; "Lembra-te do Senhor". Quando chegou a sua vez de ser crucificado, a tradição diz que ele implorou dizendo que não era digno de ser crucificado como seu Senhor, mas, em vez disso, deveria ser crucificado de cabeça para baixo (c. 67-68 d.C.), o que e dito que aconteceu.

Pedro era iletrado não significa que era analfabeto, mas somente que ele não tinha a instrução formal e rabínica nas Escrituras.

Além disso, embora o aramaico talvez tenha sido a primeira língua de Pedro, o grego teria sido um segundo idioma amplamente falado na Palestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário