Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um pouco de conhecimento

Festa da Colheita

Festa dos israelitas comemorada cinquenta dias após a Páscoa, no dia 6 de Sivã (Sivan ou Sivã, é o nono mês do ano civil, e o terceiro mês do ano eclesiástico, no calendário hebraico. É um mês de primavera em Israel, de 30 dias. Sivã geralmente cai em maio-junho no calendário gregoriano).

Também era chamada de:

1) Pentecostes
At 2.1 - "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;"
Lv 23.16 - "Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor."
Festa das Semanas
Dt 16.9-12 - "Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas. Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o Senhor teu Deus te houver abençoado. E te alegrarás perante o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome. E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás."
Festa das Primícias
Nm 28.26 - "Semelhantemente, tereis santa convocação no dia das primícias, quando oferecerdes oferta nova de alimentos ao Senhor, segundo as vossas semanas; nenhum trabalho servil fareis."
Festa da Sega
Êx 23.16 - "E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho."
Em todos os casos a Deus era ofertado do fruto da terra, ou seja, das colheitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário