Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 28 de março de 2017

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Humildade, nunca sai de moda


"O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade."
Provérbios 18.12

A sedução de mostrar-se como "um ser superior" sempre rondou a humanidade desde os primórdios.

O sentimento de superioridade é algo notório em diversos níveis de interação humana, e invariavelmente todo mundo conhece alguém assim.

O sentimento de superioridade na raça humana é tão profundo que é enraizado em sua queda lá no Éden. Lá, o homem, era a principal criação de Deus, cuidador de tudo o que Deus havia criado, tinha acesso livre e irrestrito a Deus.
Gn 2.7,8 - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."
Gn 2.15 - "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar."
Gn 3.8-13 - "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi."
O ser humano nunca superou a perda de seu status junto a Deus. Uma das provas disso é a invenção da idolatria por parte do homem. No afã de ter contato com um ser superior ou de ser superior novamente cria abominações a Deus.

Biblicamente falando, tudo se originou com um só Deus. Tanto que todas as derivações divinas seguem o prefixo "deus XXXX", ao passo que Deus é Deus. Fadados pelo pecado ao distanciamento de Deus, o homem faz para si deuses que ocupem o lugar o lugar do SENHOR e que possam atende-los em seus pecados.

Até o cativeiro babilônico a idolatria foi um grande mal até mesmos para o povo de Deus. Eles foram curados dela nos anos a fio longe de sua terra natal. Contudo, na linha temporal da humanidade a idolatria continuava firme e forte.

Jesus vem para desfazer as obras do diabo e "religar" o homem a Deus. A vaidade da superioridade humana não o aceita e não o quer, isso faz com que o cisma entre Deus e os homens continuem para alguns.

Quem aproveita, então, a oportunidade que Jesus trouxe?

Os humildes de coração, pessoas que deixaram o seu "eu" de lado, negaram-se a si mesmas e tem seguido o que Cristo disse como verdade que leva ao céu.
Mt 11.29 - "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."
A humildade de Cristo foi a maior prova da necessidade da humildade, pois sendo Deus humilhou-se e veio morrer aqui pelos distanciados homens.

Sem tal ato do Filho de Deus, sem essa humildade em nós jamais atingiremos ou voltaremos a ter contato com Deus de novo.

Não é estar, é ser!


segunda-feira, 27 de março de 2017

Os Livros Bíblicos - Novo Testamento

62. I João:

Para quem foi escrito este livro?
Indeterminado.

Por quem foi escrito (autor)?
João, o apóstolo.

Em qual momento histórico?
Por volta dos anos 90-100 d.C.

Por que este livro foi escrito?
Porque seus leitores estavam sendo ameaçados por um falso ensino que negava que Jesus Cristo havia se encarnado (4.2-3) (este falso ensino é chamado de Docetismo, uma variação do gnosticismo).

Para quê este livro foi escrito?
Para reafirmar a verdade aos seus leitores; para, ressaltar os ideais cristãos de pureza e amor (pureza e amor são dons de Deus comunicados aos homens através da auto-revelação que Ele fez de si mesmo a nós – na encarnação de Cristo); e, para ensinar o que fazer com os falsos ensinamentos.

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia? 
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Reflexão de Segunda-Feira


As vezes as coisas vão e voltam..

Os fortes entenderão.

Boa Semana!

domingo, 26 de março de 2017

Devocional do Dia - Falange Espartana

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mc 12.31

Depois do icônico filme "300", os espartanos entraram na cultura popular. O grito do rei Leônidas - "Isto é Esparta" - virou febre na internet até os dias de hoje.

Contudo, um ponto interessante desse contexto mítico por de trás da história é a Falange Espartana.

Nela o guerreiro com a xiphidion  (a famosa espada espartana) e o escudo na formação de guerra, um guerreiro protegeria com seu escudo metade de seu corpo e metade do corpo do guerreiro ao lado.

Um cuidava do outro na guerra, protegia o outro.

O sucesso da Falange Espartana estava na disciplina de um cuidar do outro, como em corrente, onde sua resistência é medida pelo seu elo mais fraco, isso fazia ela invencível.

O que nos falta para o sucesso é muitas vezes amar ao próximo, protege-lo na batalha.

Bom dia.

sexta-feira, 24 de março de 2017

O grande problema - O pecado de confiar em ídolos

"Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei. A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam."
Is 46.3-6

Aqui, o profeta falou sobre um desses pecados sérios que já comentamos: a idolatria. O nosso grande problema faz com que continuemos confiando em ídolos, nesse caso, feitos de ouro e prata.

Isaías assinala que essa idolatria é uma grande tolice. Que estupidez confiar em uma figura metálica, que não tem vida ou movimento, em vez de confiar no Deus vivo e Todo-Poderoso, o Deus que nos criou com tanto amor, que continua cuidando de nós e nos protegendo todos os dias da nossa vida e que nunca munda, isto é, que é fiel e totalmente confiável!

O Salmo 115 também fala sobre ídolos, que têm olhos, mas não veem, ouvidos, mas não houvem, e assim por diante. E o salmista acrescenta que a pessoa que confia em ídolos acaba sendo também como o ídolo: com olhos que não enxergam e tudo mais.

Hoje, talvez haja menos pessoas que fazem ídolos de ouro e prata, mas o dinheiro e as riquezas são os ídolos de muitos. Assim, o pecado é, de fato, uma escravidão da qual não podemos fugir.

Que bom, no entanto, que Deus é paciente e sempre está perto, pronto a nos receber de volta! Nós não somos fiéis, mas Deus é sempre fiel.

Referências adicionais: Sl 88; Am 5.1-3,11-15

Os Livros Bíblicos - Novo Testamento

61. II Pedro:

Para quem foi escrito este livro?
Indeterminado.

Por quem foi escrito (autor)?
Pedro, o apóstolo.

Em qual momento histórico?
Por volta do ano 67-68 d.C., antes do martírio de Pedro (que, segundo a tradição cristã, foi crucificado de cabeça para baixo).

Por que este livro foi escrito?
Porque seus leitores estavam sendo ameaçados por falso ensino (por alguma forma primitiva de gnosticismo, que ensinava a salvação pelo conhecimento intuitivo e esotérico – e não pela fé em Cristo; defendia a imoralidade – 2.13-19; negava o Senhor e desprezava sua autoridade – 2.1, 10; caluniava os seres celestiais – 2.10; e zombava da segunda vinda de Cristo – 3.3-4).

Para quê este livro foi escrito?
Para enfatizar a verdade e as implicações éticas do Evangelho contra os falsos mestres.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Um pouco de história cristã

"E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta."
Fm 1.18

Martinho Lutero (1483-1546, 63 anos), teólogo reformador alemão, ligado à ordem dos agostinianos e professor de teoria bíblica em Wittemberg em 1510, ao visitar o Roma ficou horrorizado com o estado de corrupção e imoralidade do clero e da corte papal.

No dia 13 de fevereiro de 1517, afixou na porta principal do palácio ducal de Wittemberg suas 95 teses contra a cobrança de indulgências.

Em 1520, mediante a bula Exsurge Domine, ele foi excomungado. Perseguido pelo clero, refugiou-se no castelo Warburg, pertencente a seu amigo Frederico de Saxônia.

Dedicou-se a tradução da Bíblia para o idioma alemão, e ao ler esse texto de Paulo afirmou: "O que Jesus Cristo fez em nosso benefício diante de Deus, o Pai, Paulo fez a Onésimo diante de Filemom".

Em 1524, abandonava sua ordem católica e casa-se com a ex-freira Catarina von Bora. Tiveram seis filhos naturais e quatro adotivos.

Lutero costumava a dizer que "o casamento é uma escola muito melhor para o caráter do que qualquer monastério".

Glossário
Exsurge Domine - É o nome da bula pontifícia emitida pelo papa Leão X em 15 de junho de 1520 em resposta às 95 teses de Martinho Lutero e aos seus escritos sucessivos. Dessas 95, o papa reconhecia como válidas 54 teses, mas pedia que Lutero se retratasse por 41 delas, assim como por outros erros especificados, oferecendo um prazo de 70 dias a partir da sua publicação. Ainda que a bula não criticasse diretamente todos os pontos tocados pelo então monge Lutero, a mesma proibia que em todos os países católicos fosse publicada, vendida e lida qualquer literatura que contivesse os erros e as heresias contidas nas 95 teses, solicitando às autoridades seculares que se encarregassem de respeitar e fazer respeitar a bula em seus territórios. O prazo final de 10 de dezembro de 1520 foi o dia em que Lutero e queimou a sua cópia da bula juntamente com os volumes do Código de Direito Canônico.

Fonte:
BÍBLIA. Português. Novo Testamento King James: Edição de Estudo. Tradução Bíblia King James, 1611. Edição Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Abba Press, 2007.

Frase (Nem imagem precisa para ficar claro)

"A Lei requer força de quem não a tem, e o amaldiçoa se não puder produzi-lá.
O Evangelho dá força a quem não a tem, e o abençoa na demonstração dela."
C. H. Macintosh, Gênesis a Deuteronômio, p. 232-233.

quarta-feira, 22 de março de 2017

2 Semanas sobre a vida e os ensinos de Jesus

Dia 8

João 3 - Uma conversa com Jesus

Nicodemos nunca mais foi o mesmo após aquele diálogo com Jesus.

Seus conceitos e preceitos foram todos colocados aprova diante da revelação do Amor de Deus (Jo 3.16) e da missão do Filho (Jo 3.17).

Fica uma lição, quando conversamos com Jesus a nossa vida muda!

Versículos do Dia

Versículos do Dia

E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.


Pr Donizeti (um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Notícias Obra Missionária - SEARA Itália


São José do Vale do Rio Preto, 18 de março de 2017. 

"Precisamos entender que mesmo que as coisas fujam ao nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus. Cremos no cuidado amoroso de Deus. Ele trabalha para aqueles que nEle esperam. Ele governa os céus e a terra, e também, os destinos da nossa vida!" (Hernandes Dias Lopes)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária, Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas. Esta é a primeira carta que escrevemos depois do nosso retorno ao Brasil.

Como tínhamos informado anteriormente, estávamos preparando o nosso retorno somente para o mês de junho deste ano, mas tivemos que antecipar às pressas o nosso retorno para o dia 20 de fevereiro por causa do agravamento do problema do coração do Matheus. Ele nasceu com uma má formação no coração (válvula bicúspide congênita). Desde quando Matheus era pequeno sabíamos que na idade adulta, ele teria de fazer uma cirurgia para corrigir problemas devido a esta má formação, mas não esperávamos que fosse tão cedo.

No entanto, devido a algumas complicações (dupla lesão aórtica e um aneurisma [dilatação] da artéria aorta) ele precisou fazer uma cirurgia com certa urgência. Ele passou mal no dia 03 de fevereiro com fortes dores e dificuldade para respirar. Chegando no hospital o médico de plantão, que era um cardiologista, constatou que a situação era grave. No dia 07 de fevereiro, ele foi transferido para o hospital do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro no Rio de Janeiro, onde teve de esperar mais de um mês para fazer a cirurgia.

Graças a Deus, ele já fez a cirurgia (16/03) e está se recuperando na UTI. Ele terá de permanecer no hospital ainda por pelo menos uma semana. Desde que chegamos ao Brasil, temos estado mais tempo no hospital no Rio de Janeiro do que em nossa casa, em São José do Vale do Rio Preto. Eu e Alessandra temos nos revezado para estarmos com Matheus no hospital.

Em média tenho descido para o Rio três vezes por semana. Além disso, com o nosso retorno, temos que estar organizando a nossa vida. Graças a Deus, Lucas já começou a estudar e devagar estamos arrumando as nossas coisas nesta nova etapa da nossa vida missionária. O nosso projeto em missões continua, mas desta vez, Deus tem nos direcionado para esta nova fase, auxiliando na Base de Semipa.

Nem sempre é fácil entendermos os caminhos pelos quais Deus nos conduz, mas estou certo que Ele tem um propósito perfeito em tudo isso. Penso que a experiência que adquirimos nestes mais de 16 anos na obra missionária, principalmente nestes últimos 6 anos na Europa, será muito proveitosa para aprimorarmos o trabalho de Base em Semipa e contribuirá para ajudarmos no preparo, capacitação e apoio das famílias missionárias que estão ou estarão servindo ao Senhor em vários campos missionários.

Assim, queremos dizer que o vosso apoio, orações e contribuições são muito necessários e importantes para que possamos prosseguir nesta nova fase de nossas vidas na obra missionária. Esperamos que, após Matheus já estar em casa e se recuperando, poderemos abrir a nossa agenda para atendermos as queridas igrejas e irmãos que nos apoiam, agradecendo-os pessoalmente pelo vosso apoio e explicando os detalhes desta nossa nova fase em missões.

Nós somos imensamente gratos a todos os amados irmãos que têm nos apoiado na obra missionária, segurando as cordas da oração e contribuição.

Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique, Alessandra e Lucas -----------------------------------------------------

Escreva para nós através dos e-mails:
ppaulo_henrique@hotmail.com
ppaulohenrique@gmail.com
alessandraccunha@hotmail.com

terça-feira, 21 de março de 2017

Efeitos das Queda - Gn 3.8-4.9

Cinco instâncias no homem são afetadas pela Queda:

1. Corpo - Degradação física, progressiva e contínua. A morte da estrutura física do ser.

2. Mente - Perda do conhecimento de Deus, visualização da condição pecadora.

3. Desejo - Muitas escolhas deverão ser feitas agora por si próprio e não mais por Deus, o Criador.

4. Emoções - As emoções negativas passam a ter grande poder e domínio no ser humano.

5. Espírito - Com a Queda, a morte não veio só ao meio físico do homem, mas alcançou o seu espírito causando-lhe a morte espiritual.

Fora estes cinco aspectos existem coisas como:
Rejeição - Portanto, uma necessidade de pertencer a alguém!
Culpa e vergonha - Portanto, uma necessidade de auto-estima!
Fraqueza e ajuda - Portanto, uma necessidade de força e auto-controle!

Só em Jesus todas as necessidades são sanadas e o homem perdido, reencontrado.

Os Livros Bíblicos - Novo Testamento

60. I Pedro:

Para quem foi escrito este livro?
Para os cristãos judeus da Diáspora (a dispersão dos judeus fora da Palestina), de todos os lugares (1.1).

Por quem foi escrito (autor)?
Pedro, o apóstolo.

Em qual momento histórico?
Por volta do ano 60-68 d.C., antes do martírio de Pedro (que, segundo a tradição cristã, foi crucificado de cabeça para baixo).

Por que este livro foi escrito?
Porque os cristãos estavam sofrendo perseguição por causa da sua fé (1.6-7; 3.13-17; 4.12-19), insultos (4.4, 14), falsas acusações de má conduta (2.12; 3.16), espancamentos (2.20), ostracismo social, violência esporádica pela multidão e policiais.

Para quê este livro foi escrito?
Para encorajar aqueles cristãos perseguidos e confusos a permanecer firmes na sua fé (5.12); e, para ensiná-los o comportamento correto do cristão no meio de sofrimento injusto (4.1,19).

segunda-feira, 20 de março de 2017

O Mal e sua fonte

A maior fonte que se origina os mais variados tipos de debates entre os cristãos, ímpios e ateus é justamente o problema do mal. Como pode um Deus tão bondoso permitir tamanha crueldade no mundo principalmente entre os homens.

1ª) Teoria – Deus Não criou o Mal
Deus não criou o mal, criou sim os pontos de escolha.Ele criou a liberdade, logo a mesma pode gerar o mal.Ele criou o livre arbítrio, logo o homem faz as suas escolhas.
2ª) Teoria – Deus Criou todas as Coisas
Is 45.7 - "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas."
Am 3.6 - "Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?"
O mal decretado por Deus e realizado através dos agentes secundários:
2 Sm 24.1 - "E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá."
1 Cr 21.1 - "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel."
Como conhecer o bom sem ter contato com o mau?

Como saber o que é doce sem ter conhecimento do salgado?

Como saber o que é alegria sem ter contato com a tristeza?

Questionamento sobre o Livre Arbítrio?

Livre Arbítrio existe? Se sua esposa chegar em você e dizer: Você pode ou não me trair, mas se me trair eu te mato! Isso é livre arbítrio? Você pode escolher o céu ou o inferno, mas se escolher o céu certamente morrerás, e para ir para o céu é preciso... Temos na verdade livre arbítrio?

Leia: Is 46.10; Pv 16.4; Pv 16.9; Dn 4.35; Fp 2.13; Ap 4.11; Êx 4.11.

O Mal tem origem em Satanás?

Ez 28.14-15 – Deus não criou a Satanás, criou sim Lúcifer (um ser perfeito).
Perfeição demandava liberdade – Liberdade demandava a possibilidade de escolha – possibilidade de escolha demandava existência de dois caminhos: o bem e o mal.
A Possibilidade do Mal não significava ser mal.

Mas porque Lúcifer escolheu o Mal?
Com sua cobiça e seu orgulho travou-se uma batalha nos céus - Ap 12.7.
Porque a não destruição de satanás logo no início?
Se Ele tivesse feito tal coisa, os anjos que não caíram obedeceriam a Deus por medo, pois indagariam acerca da severidade do criador a aqueles que não o obedeciam.
Porque algumas pessoas sofrem mais do que outras?
O Mal é universal e por isso podemos sofrer em função disso.
A desobediência a Deus pode trazer sofrimento.
As decisões erradas podem trazer sofrimentos.
O problema do Mal está em pensar em:
1. Deus é completamente poderoso.
2. Deus é completamente bondoso.
3. O mal existe.
As pessoas não entendem estes contrastes. É preciso surgir então a quarta premissa:
4. Deus tem uma razão moralmente suficiente para que o mal que exista.
Como você a Morte de Cristo?
Como algo bom é claro, porém sabemos que o que fizeram com Ele foi a pior maldade que um homem podia passar.
O problema do mal é então psicológico e não teológico ou filosófico:
Eu aceito e explico o mal enquanto cristão, pois creio em um Deus que tem propósitos em todas as coisas, porém, um ímpio são tem esta mesma facilidade, pois seu psique não assimilou tal ideia cristã.
3ª) Teoria – O Mal não Existe

Da mesma forma que as trevas é a ausência de luz, o mal é e ausência do bem.

Essa teoria não explica sua origem já que ele não existe.

Assim, sendo todos os percalços da humanidade, inclusive o poder malévolo de satanás é explicado pela ausência do bem ou da bondade de Deus.

Reflexão de Segunda-Feira


Tem certas invenções, coisas que tem aparência inofensiva e que na verdade são "armadilhas".

Não brinque com o pecado, ele parece até "legal", mas uma hora a conta vem.

Vigie.

Boa Semana.

domingo, 19 de março de 2017

FRASES

A GRATIDÃO É O ÚNICO TESOURA DOS HUMILDES.A
Shakespeare


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. 
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Devocional do Dia - O Amor

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine."
1 Co 13.1

Em 1 Co 13 temos uma "declaração universal" sobre o amor e seus atributos. O amor não é egoísta.

Há muito tempo o homem confunde amor e paixão, o amor está na pessoa independente da correspondência alheia.

A paixão é passageira, inconsequente e egoísta. A paixão faz com que, o que à possuí não se importar com o sentimento do outro, ela obriga o outro a aceitar, não por amor.

Não existe a tal "amarração para o amor", pois o amor não pode ser amarrado.

O amor quer o bem do próximo, mesmo que o próximo não queira o nosso. O amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

Bom dia.

sábado, 18 de março de 2017

2 Semanas sobre a vida e os ensinos de Jesus

Dia 7

Lucas 15 - As parábolas de Jesus

Lucas relata uma série de parábolas que narram a importância de uma alma para o Senhor Jesus.

Ao lermos as parábolas da "ovelha perdida", da "dracma perdida" e do "filho perdido" vemos um amor manifesto de uma grande quantidade ao unitário, do coletivo ao ser individual.

Vale apena crer em um Senhor capaz de tudo pela nossa alma.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Qualidade é fundamental

Achamos que o mais caro sempre representará o melhor, que o profissional formado doutor em "coisas lá e aqui". Pagamos um preço alto por escolhermos tão mal.

O ensino da Palavra deve ser buscado com diligência e afinco a ponto de oferecer qualidade no ensino da Palavra.

Os diversos "charlatães gospel" que existem por aí são um exemplo do um povo com fome que come qualquer coisa que encha sua barriga, ao invés de comer o que mata a fome.

O ensino de qualidade da Palavra mata a fome do homem de conhecer a Deus, Sua vontade e poder.

Os ensinos "enche bucho" que existem por aí deixam o homem inchado. Tira a vontade de comer o que é bom, pois enche tanto que causa mais dores que alívios.

E, sabe a razão de existirem tanto "enchedores de bucho"?

É fácil saber. É só ver o seguinte.

Comida de qualidade dá trabalho para ser feita, gasta-se muito tempo para prepara-lá. Há cuidado e responsabilidade.

Comida "enche bucho" não requer tanto trabalho, é feita em grande quantidade, o que reduz em muito a qualidade. Não existe tanto cuidado no preparo da mesma.

Que nós como Igreja, aqui no Brasil, não venhamos a dar mais lugar para as falácias que destruíram muito que o Evangelho havia conseguido, tanto na América como na Europa.

Diga não a prosperidade sem a obediência, sem a salvação, sem falar do céu e do inferno.

Vigia Igreja.

O contexto bíblico do "Vaso"

(1) Objeto próprio para conter líquidos.
1 Sm 10.1 - "Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?"
Et 1.7 - "E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei."
(2) Figuradamente:

a) Pessoa física (1 Pe 3.7 RC - " Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.")

b) Pessoa que recebe o castigo de Deus (Rm 9.22 NTLH - "E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?"; ou sua misericórdia (Rm 9.23 - "Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou").

c) Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21 - "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?"; 2 Co 4.7 - "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.").

O termo "vaso" assume diversas alegorias como acima vimos, talvez a mais marcante ser a que o apóstolo Paulo escreveu em 2 Co 4.7.

Vivemos a Dispensação da Graça, e nela o valor jamais estará no vaso em si, mas naquilo que é colocado dentro do vaso. Isso faz alusão as fraquezas humanas contrapondo com o poder de Deus manifesto pelo "encher o vaso" com o seu Espírito Santo.

Todos somos vasos nas mãos do Senhor, basta a nós estarmos prontos para o uso.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Os "evangelhos" por aí...


Estão tentando facilitar o Evangelho de Jesus de todas as maneiras. Estão juntando o que é separado, separando o que é junto segundo a Bíblia.

Vigiemos! Fiquemos no que a Bíblia diz, leiamos a Palavra para podermos não cairmos na contradição que muitos estão caindo.

"Gênios do Mal", criam idolatrias, folclore gospel e manias no meio cristão onde viciam as pessoas em heresias e crendices bizarras.

Parece chover no molhado, mas dizer para vigiarmos, para tomarmos cuidados com os falsos profetas e com as heresias.

Judas deixa em sua epístola um grande alerta:
Jd 4 - "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."
Tudo que é diferente da Bíblia não é Bíblia! Tudo o que não for de Deus é diabo!

Vigia cristão para não cair em condenação por não ver o que há de errado aí fora.

Devocional do Dia - Perdão Necessário

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. [...] Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão."
Sl 32.1,2,6

Neste salmo, Davi nos faz menção de:
1) Somos transgressores, Deus é perdoador.
2) Quem de coração pede perdão o alcança.
3) Só Deus em Jesus pode perdoar, não há intermediário.
4) Se houver perdão divino, nada poderá se imputado a nós como pecado.
Isso nos mostra a necessidade de apresentar-nos diante diante de Deus e verdadeiramente, rogarmos arrependidos do erro pelo Seu perdão.

É necessário, nós somos os transgressores, os pecadores; e Ele é o perdoador hoje.

Bom dia.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Seja você mesmo!

Atualmente, a sociedade tem necessidades de adaptação social onde as pessoas estão "trocando de rosto" como quem troca de roupa.

Vestem uma nova personalidade de acordo com a necessidade do momento para serem aceitos nos ambientes e "tribos" urbanas de hoje.

A conformação do ser com a situação demonstra uma crença falha e com uma suscetibilidade a variação muito grande.

Paulo nos chama a tomarmos a forma de Cristo (Rm 12.2), assim assumindo uma posição firme e sem variações. Em Cristo temos apenas uma única face, um único jeito de ser em todas as situações não nos conformando com o que o mundo impõe.

Deve haver em nós um sentido de firmeza e idoneidade sempre. Aí está a nossa diferença e individualismo.

Conselhos Bíblicos