Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Material Básico do Professor de Escola Bíblica

Bíblia de Estudo – Hoje em dia existem diversas tipos de Bíblias de Estudo: Pentecostal, Genebra, Thompson, Explicada, Aplicação Pessoal, etc. É importante ter pelo menos duas para ter visões e comentários diferente para enriquecimento.

Comentário Bíblico – Temos hoje comentários do AT e do NT em grande variedade de autores e extensões. Existem o de livro por livro em volumes individuais, existem os que são condensados em grandes volumes e os de volume único tanto para o AT e NT como um volume para cada um.

Dicionário ou Enciclopédia Bíblica – Tenha pelo menos um e de preferência o bom. Existem diversas obras neste ramo que podem ser de grande valia, mas assim como os comentários avaliar bem, pois existem alguns que são só de termos do AT ou NT e outro que tem de toda a Bíblia.

Atlas Geográfico Bíblico – Uma das grandes ferramentas para o entendimento dos costumes e atitudes dos personagens bíblicos em suas regiões. Imagine falar no Mar da Galileia e ficar apenas com a imagem de “um mar” na mente dos ouvintes? Ele não é um mar convencional tem suas peculiaridades que fazem dele especial, principalmente no contexto das passagens dos evangelhos.

Marcadores de Texto – Nada melhor do que poder marcar as coisas mais relevantes de seus estudos. Crie um código de cores para ajudar a facilitar na hora da procura.

Canetas Esferográficas Vermelha, Azul e Preta – Os recursos de anotações são melhor armazenados quando os colorimos, lembra dos marcadores de texto?

Acesso à internet – Talvez ainda não seja uma realidade tão difundida como é propagado pela mídia, mas o acesso à rede mundial de computadores te dá acesso a uma gama de informações muito relevante. Este recurso pode ampliar principalmente seu conhecimento e senso crítico, pois, tudo o que você ler terá de pesar com as fiéis balanças da Palavra de Deus.

Papel de Rascunho – Não há coisas mais triste do que precisar anotar algo para falar em uma aula e não ter um bloco de anotações ou papel de rascunho. Tenha sempre com você, pois, as vezes ideias ou informações importantes aparecem.

Um par de Joelhos – De nada irá adiantar ter tanta informação se o agente do entendimento espiritual não fizer parte de sua rotina de preparo de aula. O professor tem de saber que o que faz seu conteúdo pessoal ser aceitável em uma aula é a presença do Espírito Santo fazendo com que você se lembre do que estudou e abrindo os olhos espirituais dos alunos ao que você diz. O sucesso real do professor está neste item, pois mesmo sem os outros só com este o Senhor já irá fazer milagres em sua aula.


Conselhos Bíblicos