Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Paulo era antissemita?

Antissemita - é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso. Na sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da(s) nação(ões) em que residem". A pessoa que defende este ponto de vista é chamada de "antissemita".

Texto Referência: 1 Ts 2.14-16

"Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim."

A acusação de que Paulo era culpado de antissemitismo (porque acusou "os judeus" de terem matado Jesus) é uma interpretação equivocada do texto. Paulo - que era um judeu - não estava falando de todos os judeus, mas somente daquela pequena minoria na Judéia que estava envolvida na perseguição aos cristãos.

Além disso, logicamente Paulo não poderia ter se referido a "todos os judeus", porque muitos dos que seguiam Jesus (incluindo ele mesmo) eram judeus.

O apóstolo ensinou que os nossos pecados são a razão pela qual Jesus morreu; todos nós temos responsabilidade na sua morte (Rm 4.24; 1 Co 15.3; Gl 1.4; 1 Tm 1.15)

Não há como contestar o desvelo de Paulo em citar sobre Jesus, que também era judeu, jamais Paulo generalizaria a tal ponto, pois, isso seria contrário a sua pregação - a Lei mostrava o culpado e o julgava, o Evangelho da Graça o liberta da culpa e do pecado e o justifica.

Fontes:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia de Estudo Defesa da Fé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antissemitismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário