Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Idolatria em Foco

Etimologia

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente.

Adoração

Pela raiz etimológica idolatria é basicamente adoração ao corpo, suas formas e o que representam que foram ao longo do tempo traduzidos em imagens e esculturas, representações artísticas, tudo feito pela mão do Homem para ser foco de qualquer reverência e adoração (Sl 115.4-8). Não que todo tipo de escultura seja uma idolatria, mas as especificas para algum tipo de culto ou adoração.

Na prática falando de adoração e culto temos que idolatria é "tudo aquilo que fica no lugar de Deus em nossa vida", ou seja, você conhece alguém que tem algo que para ele é algo extremamente especial (troféu, carro, relógio, time de futebol, etc e por aí vai).

Virou foco de adoração é idolatria!

Fica um alerta aos cristãos, se nós temos colocado algo acima de tudo em nossa vida tem alguma coisa errada. Colocar coisas materiais ou humanas no topo de nossa dedicação, por que adorar é dedicar algo que você tem em favor de algo ou alguém, é uma afronta a Deus.

Convido você que crê em Deus a fazer uma avaliação:

"Tenho entregado somente a Deus minhas petições e anseios?"

"Tenho entregado somente a Deus a minha adoração?"

"Tenho confiado só, e somente, em Deus minha vida e salvação?

Faça estas três perguntas a si mesmos, não aponte outros, não culpe outros, a sua adoração e fé são de responsabilidades sua!

Fiquem na paz daquele que tudo fez.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
1 Tm 2.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário