Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O que fazíamos antes …

Screenshot_1Do Facebook?

Vendo por experiência, moro em uma comunidade um pouco remota em termos de distribuição gratuita de internet via wireless pude perceber uma coisa:

“O que as pessoas faziam antes do Facebook?”

Passo pelo local onde há o sinal livre para uso de internet sem fio e vejo 98% das pessoas de 0 á 100 anos no facebook. Comum isso hoje dia, mas para conversar com a pessoa do lado?

Vejo jovens virtuais enfileirados, lado a lado, de roda rindo, contudo sem que ninguém diga nada. Aí ao aproximar-me vejo que eles estão “conversando” entre si via Facebook.

A identidade virtual é moldada completamente a nossa vontade, escolhemos o ângulo da foto que ficamos melhores, somos nós que editamos o nosso perfil, ou seja, colocamos só as coisas boas e as que gostaríamos que verdade fossemos.

A imagem vendida é a de pessoas que não tem problemas, o mundo é “cor-de-rosa” e sem problemas com trabalho, família, contas e outros do cotidiano das pessoas não-virtuais.

O que essas pessoas que não passam uma noite sem conferir seus status faziam quando elas não tinham este sinal para se conectarem?

Muitos passavam mais tempos em seus lares com as famílias e amigos “reais”. Um tempo tão importante que não irá voltar.

Hoje passam horas, madrugadas e manhãs escravizados pela “realidade virtual” onde tem milhares de contatos em suas redes sociais que conversam diariamente, mas fisicamente com pessoas que estão em suas frente troca apenas curtas palavras.

Não tenho um conta no Facebook, mas nem por isso sou partidário contrário ao uso. É uma ferramenta ou uma arma de destruição o que muda é como usada.

Espero que ao se desplugarem do “realidade virtual” não se desapontem com a “realidade real” aquela que não há como editar o seu perfil com apenas um click, mudar a sua imagem escolhendo apenas outra foto melhor, não se desapontem.

Você pode mudar o seu perfil com atitudes, sua imagem com ações que por si só não necessitem de palavras.

Converse com outras pessoas de olhando nos olhos, isso fará você vencer a timidez e a ganhar segurança.

E lembre-se do sábio conselho bíblico: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário